Avep celebra 40 anos e promove Encontro de Mulheres do Legislativo

A abertura do evento terá início às 8h, com a participação do presidente da Avep, José Cardoso, a médica e primeira-dama Isabel Fonteles, e da representante da Avep Mulher, Rafaella Sampaio.

Juçara Lima é uma das palestrantes do Encontro de Mulheres do Legislativo, que celebra os 40 anos da Avep | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A União das Câmaras Municipais do Estado do Piauí (Avep) completa na próxima segunda-feira (5) 40 anos de fundação. Em comemoração à marca, a entidade vai promover o Encontro de Mulheres do Legislativo e inaugurar a Galeria dos Presidentes Vereador Fernando Monteiro. As solenidades ocorrerão na sede da Avep, localizada na Rua Feliz Pacheco, Centro Sul de Teresina.

A abertura do evento terá início às 8h, com a participação do presidente da Avep, José Cardoso, da médica e primeira-dama Isabel Fonteles, e da representante da Avep Mulher, Rafaella Sampaio. 

Avep celebra 40 anos e promove Encontro de Mulheres do Legislativo / José Cardoso durante entrevista para o Bom Dia Meio Norte, apresentado pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos (Foto: Divulgação)

Em entrevista para o programa Bom Dia Meio Norte, José Cardoso disse que a celebração tem o propósito de dar mais visibilidade à classe política responsável por representar a sociedade, elaborar leis municipais e fiscalizar as ações do poder executivo. 

"O objetivo da fundação dessa entidade, em 1983, foi unir os vereadores do interior do Piauí e criar a Avepi para dar visibilidade a uma classe que, até então, não era vista como protagonista da política. Neste ano, estamos inaugurando uma galeria em homenagem a todos os presidentes que passaram pela Avepi e ainda faremos uma programação especial voltada para a política da mulher, com palestrantes exclusivamente femininas", explicou.

O Piauí tem atualmente 2.146 vereadores, dos quais 455 são mulheres, representando aproximadamente 21% do total. Para o presidente da Avep, esse número demonstra um avanço significativo na participação feminina na política local, mas ainda mostra que é preciso assegurar mais ações de paridade igualitária no âmbito legislativo municipal do Piauí.

"Das 455 mulheres que ocupam o cargo de vereadoras, 27 ocupam a presidência das câmaras municipais. O evento de celebração dos 40 anos da Avepi é uma oportunidade para fortalecer a presença da mulher nesses locais e unir todos os participantes em prol do desenvolvimento e avanço da política local", falou.

Segundo José Cardoso, a trajetória de quatro décadas da Avepi demonstra a importância do trabalho realizado pelos vereadores e o impacto positivo que podem causar nas comunidades que eles representam. 

Programação

A abertura da programação será seguida, às 8h30, pela palestra sobre a importância da mulher na política, ministrada pela senadora Jussara Lima.

Às 9h, a deputada Bárbara do Firmino apresentará a palestra "A mulher jovem na política". Em seguida, às 9h30, a Deputada Simone Pereira discutirá a temática da violência política contra as mulheres.

A programação matutina encerra-se com a palestra "A mulher frente a um órgão de controle - TCE", proferida pela Conselheira Rejane Dias, às 10h. Após um breve intervalo de duas horas, às 13h, a jornalista Marcela Priscila abordará o tema "Marketing Político" em sua palestra.

Às 14h, será a vez da delegada Anamelka Albuquerque falar sobre "Empoderamento Feminino". Em seguida, às 15h, será realizado um coquetel, proporcionando momentos de interação entre os participantes.

A cerimônia de inauguração da Galeria dos Presidentes Vereador Fernando Monteiro ocorrerá às 17h, com a presença de autoridades e convidados especiais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES