Batalhão de Operações Aéreas realizará patrulhamento noturno em Teresina

A aquisição do farol de busca possibilitará ao batalhão, estender o policiamento durante o período da noite, garantindo mais segurança para a sociedade

Batalhão de Operações Aéreas realizará patrulhamento noturno em Teresina | Victor Melo/ DCOM PMPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Batalhão de Operações Aéreas (Bopaer) da Polícia Militar do Piauí está ampliando suas atividades para incluir patrulhas noturnas em Teresina, após adquirir um farol de busca de última geração. Nos últimos dias, foram realizados testes funcionais para iniciar o policiamento aéreo durante a noite na capital. O Bopaer agora está equipado com o Trakkabeam A800, um avançado sistema de iluminação com recursos de mapeamento, 2 lentes ópticas, luzes infravermelhas e brancas, e uma potência de 800w.

Segundo o tenente-coronel Cleber Bezerra, comandante do Bopaer, a aeronave desempenha um papel fundamental nas diferentes modalidades de policiamento, além de apoiar operações conjuntas com a Polícia Militar e Civil. Diariamente, são realizadas patrulhas na cidade com o objetivo de fiscalizar a normalidade e manter a ordem pública na capital. No entanto, se necessário, a aeronave também pode ser empregada em serviços aeromédicos, combate a incêndios florestais e resgates durante o policiamento litorâneo durante a temporada de verão.

Batalhão de Operações Aéreas passa a realizar patrulhamento noturno em Teresina (Foto: Victor Melo/ DCOM PMPI) 

“A aeronave também é empregada no combate à criminalidade, ao novo cangaço, fazendo patrulhamento de apoio às unidades que estão no solo, ela também pode fazer transporte de tropas. Além de todas essas modalidades de policiamento e dos variados modos de emprego, seja no transporte de doentes, de feridos, seja no resgate de pessoas em situação de afogamento em rios e mares, além de combate ao incêndio, a aeronave agora com a aquisição de uma nova ferramenta, que é um farol de busca, fará o patrulhamento noturno. Todos esses serviços nós vamos poder fazer também à noite, com a utilização dessa ferramenta que a Polícia Militar adquiriu, através da Secretaria de Segurança Pública e do Governo do Estado, na pessoa do nosso governador”, pontuou o comandante. 

Batalhão de Operações Aéreas passa a realizar patrulhamento noturno em Teresina (Foto: Victor Melo/ DCOM PMPI) 

Para o tenente-coronel, hoje o Bopaer está completo com a utilização dessa ferramenta e a implantação do policiamento noturno, com o objetivo de intensificar o policiamento e prestar apoio no combate à criminalidade. “E hoje nós estamos completos. O Batalhão de Operações Aéreas está completo com a utilização dessa ferramenta. Assim, poderemos realizar o patrulhamento noturno. É mais uma ferramenta a serviço da sociedade piauiense que vai intensificar mais ainda o combate à criminalidade na capital, bem como no interior. A sua importância é tremenda. É uma ferramenta que poucas unidades policiais no Brasil possuem e hoje o estado do Piauí adquiriu esse farol de busca noturno e assim nós iremos realizar esse patrulhamento, trazendo mais segurança para nossa sociedade”, finalizou Cleber.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES