Carretinha da Saúde vai levar mais qualidade de vida às crianças do Piauí

A Carretinha de Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância.

Carretinha da Saúde vai levar mais qualidade de vida às crianças do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí vai promover mais saúde para as crianças do estado. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está implantando o Projeto Carretinha da Saúde. O serviço vai levar consultas e exames para todas as regiões do Piauí. 

A Carretinha de Saúde é uma das ações do Pacto Pelas Crianças, que tem por finalidade planejar e intermediar a implementação de ações e políticas públicas transversais de cuidado com a Primeira Infância, pactuando com agentes públicos dos diferentes entes federativos, com os demais poderes e com representantes da sociedade civil organizada.

Entre os atendimentos oferecidos pela Carretinha da Saúde estão os odontológicos e oftalmológicos. No caso da oftalmologia haverá fornecimento de óculos, quando necessário. A carreta dispõe ainda de consultas e exames audiométricos. Para 2023 são esperados 19.500 atendimentos. Em 2024 esse número deve saltar para 39.000. Até 2026, 136 mil crianças devem ser assistidas pelo serviço.

O investimento estimado no serviço para este ano chega a quase R$ 1 milhão, valor que deve dobrar em 2024. Até 2026 devem ser investidos R$ 6,6 milhões. Todo o recurso é do Tesouro Estadual. A meta do governo é atingir 90% de cobertura vacinal na faixa etária de 0 a 4 anos. A ação apoia o Programa Nacional de Imunização (PNI).

Além da carretinha, o governo tem como meta a implementação da Rede Materno-Infantil nas 4 Macrorregiões de Saúde, com ações e serviços no pré-natal, parto, e nascimento para gestantes, puérperas e recém-nascidos.

COMO FUNCIONA

A Carretinha da Saúde terá atendimentos simultâneos das especialidades por meio de uma demanda pactuada com as Secretarias de Saúde dos municípios.

PACTO PELAS CRIANÇAS

Entre as diretrizes do Pacto Pelas Crianças, a promoção do desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância; fortalecimento da família no exercício de sua função de cuidado e educação de seus filhos na primeira infância a partir de atividades centradas na criança, focadas na família e baseadas na comunidade;  participação solidária das famílias e da sociedade, por meio de organizações representativas na proteção e promoção da criança na primeira infância e controle social das políticas públicas em todos os níveis e a colaboração no exercício da parentalidade, de modo a fortalecer os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até 06 anos de idade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES