Cerca de 2 mil armas apreendidas em operações são destruídas em Teresina

As armas estão passando pelo primeiro processo de destruição em Teresina e posteriormente serão encaminhadas para o estado do Ceará

Armas são destruídas na sede do 25° BC | Ascom-SSP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de duas mil armas de fogo apreendidas durante ações policiais foram destruídas parcialmente, na manhã desta sexta-feira (02), na sede do 25° Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, no Centro de Teresina. Segundo o  comandante do 25° BC, tenente-coronel Tarabossi, as armas estão passando pelo primeiro processo de destruição em Teresina e posteriormente serão encaminhadas para o estado do Ceará. 

''Após a autorização do Poder Judiciário, o  Ministério Público do Piauí recolhe esse armamento  apreendido, entrega para o 25 BC, que realiza a pré-destruição, e na sequência encaminhamos para uma siderúrgica no Ceará para ser realizada a destruição total. Podemos destacar que essa é uma ação contínua que é feita em dois momentos, no primeiro e no segundo semestre de cada ano”, afirmou o comandante. 

O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, destacou a importância do trabalho realizado em conjunto pelo Ministério Público do Piauí e Exército Brasileiro, na retirada de circulação de armas de fogo.  

“Temos intensificado a fiscalização através das operações policiais realizadas diariamente pela Polícia Civil e a fiscalização preventiva realizada pela Polícia Militar através das blitzes, sendo assim, quase que cotidianamente retiramos armas de circulação, são centenas apreendidas por mês, que posteriormente são encaminhadas para a Justiça. É importante que cada instituição funcione para obtermos o resultado final que é a retirada dessas armas do meio criminoso”, pontuou Chico Lucas.

A coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), promotora de Justiça Fabrícia Barbosa, enfatizou a importância do projeto Pericar+, realizado em conjunto entre os órgãos de Segurança Pública e o Sistema de Justiça. “Esse projeto tem como objetivo garantir que todas as armas apreendidas em razão de ocorrências de crimes sejam devidamente periciadas, até o processo de destruição ou doação para os órgãos de Segurança. Desde o início da atuação integrada realizada nos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023, temos aumentado consideravelmente o número de armas apreendidas”, concluiu a promotora. 

O delegado geral de Polícia Civil, Luccy Keiko, ressaltou a importância da política de enfrentamento à arma de fogo irregular, realizada pela Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. 

“O destino dessas armas irregulares é justamente esse, a destruição, que compete ao Exército Brasileiro. É necessário um controle cada vez mais rígido, uma política criminal cada vez mais forte para que essas armas não voltem para as mãos da criminalidade. A arma de fogo é o instrumento mais utilizado na prática de crimes contra o patrimônio e contra a vida, por isso é importante que o ciclo seja completo da forma que está sendo demonstrado hoje”, finalizou o delegado geral.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES