SEÇÕES

Não foi só um desfile e sim um chamamento para o respeito à Diversidade Cultural

Não foi só um desfile e sim um chamamento para o respeito à Diversidade Cultural

Não foi só um desfile e sim um chamamento para o respeito à Diversidade Cultural |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O munícipio se reuniu em festa, tanto os que  residem na área urbana quanto os da zona rural, para exaltar seu civismo e dizer não à todo e qualquer tipo de discriminação, preconceitos, pedindo respeito à toda diversidade cultural. O prefeito João Luiz juntamente com a Secretaria Municipal de Educação Norma Suely, felizes e atenciosos faziam às honras da casa desde à frente da sede da prefeitura até o palanque oficial no adro da Casa Paroquial do Menino Deus de Natal, nesta quinta feira  (12). 

Um trabalho iniciado meses atrás nas escolas com muitas pesquisas e estudos sobre o comportamento de uma sociedade diversa, orientados pela equipe dos que fazem à Secretaria de Educação sob o comando da inteligente secretaria Norma Suely, sua irmã e braço direito Almerinda Abreu, entre outras e outros. Mas trazer para um desfile tanta riqueza Cultural, falar de nossas produções de um ontem e de hoje com tanta maestria não é para qualquer um. Vocês escreveram páginas importantes no livro da história deste povo, em formato de manifesto pelo pensar difente, agir, sendo homem ou mulher ou que você quiser ou lhe convier. 

VAMOS ENTENDER O QUE É ESTA DIVERSIDADE CULTURAL 

Em sociologia,  diversidade cultural diz respeito à existência de uma grande variedade de culturas antrópicas. Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, danças, vestuaria, religião e outras tradições como a organização da sociedade.  Tudo isso esteve muito bem retratado no Desfile Cívico de Monsenhor Gil, inserido neste contexto crianças, adolescentes e jovens com suas fantasias em grupos ou individuais. 

Se uma das várias diversidades de culturas se encontra a Inclusão, o prefeito João Luiz teve a sensibilidade de homenagear quem promove o gesto de incluir entre os demais, junto a Secretária  de Educação Norma Suely, com participação do Secretário de Cultura e Turismo Miro Silva, o prefeito entregou Diploma de Honra ao Mérito ao projeto social Fanfarra das Artes. 

Com 149 anos de história a banda de música da Polícia Militar do Piauí, veio mais uma vez a Monsenhor Gil mostrar um pouco de sua história e tradição. Recebeu do prefeito João Luiz e da Secretaria Norma votos de agradecimentos pela colaboração ao momento cívico do município de Monsenhor Gil. 

A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade. Pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias idiossincrasias (mistura de culturas). Em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais.

Foi assim à sucessão em que passavam 19 escolas, uma mistura de culturas, de modos de vida, fazendo uma auto afirmação de que o seu direito precisa respeitar o meu, dizendo que mulheres não precisam ser mortas porque não querem viver maltratadas por homens ou porque simplesmente terminaram um relacionamento. Negros, pobres, lavradores, religiosos, desportitas, a instituição família, músicos, enfim, um leque de pessoas e símbolos representando estas culturas e comportamentos do ser humano passavam, diante dos olhos da plateia dando seu recado por igualdade, fraternidade, respeito às diversidades de suas culturas, seus modos de vida em sociedade. É a cultura e por meio dela que se insere o indivíduo no meio social. 

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto. As culturas têm seu tempo e vão mudando os formatos, mas podemos resguardar estas produções para mostrar as gerações que se sucedem como estes comportamentos contribuíram para os modos atuais. O desfile deste 12 de setembro educadores e alunos fizeram este mix destes comportamentos e diversidades de culturas. 

Vereadora Eliane Moura com os secretários da Juventude Adriano Dias e da Cultura e Turismo Miro Silva, acompanhado o belo espetáculo promovido pela Secretaria Municipal de Educação. 

O prefeito João Luiz por meio da Secretaria Municipal de Educação realiza um belo trabalho de inclusão social, voltado para crianças que precisam de atenção especial. O município mantém uma sala específica para o reforço na aprendizagem para eles e elas, Sala de AEE. E eles também estavam no Desfile Cívico de Monsenhor Gil, neste dia 12 de setembro, mostrando que eles também ajudam à construir esta Diversidade Cultural. 

Nas palavras de agradecimentos da Secretaria Norma Suely a emoção era visível e o sentimento de gratidão à toda a categoria de educadores e demais servidores da educação Municipal e estdual. Ela também não esqueceu de agradecer e reafirmar todo o apoio da prefeitura Municipal, por meio do prefeito João Luiz. Ela ainda lembrou das bandas; da Polícia Militar do Piauí, da Fundação Municipal Wall Ferraz  (prefeitura de Teresina), da Escola César Brito e da Fanfarra das Artes professor Paulo Resende. Nas escolas, ginásio, sede da própria secretaria de Educação, Polo Uab e até na Casa Paroquial funcionaram como ponto de apoios para logística do espetáculo e mereceram agradecimentos também por parte de Norma Suely, bem como do prefeito JoãoLuiz. 

Uma das diversas formas de cultura dos povos temos a política com suas formas administrativas e legislativas em países de regime presidencialista e democrático como o Brasil, conquistas da sociedade  com muitas lutas, com nuances ainda no Grito do Ypiranga em 7 de setembro de 1822,  quando Dom Pedro II erguendo sua espada disse à célebre frase "Independência ou Morte ". O político e prefeito João Luiz esteve acompanhando por vários convidados: diretor da Agrespi Zé Noronha, presidente da Câmara Municipal de Monsenhor Gil vereador João Filho, vereadores Eder Carvalho e Jardiel Abreu, vereadora Eliane Moura, secretários municipais, suplentes de vereador, entre outros e outras. 

Enfim, para todos os lados se via um batalhão de pessoas envolvidas na gestão pública cuidando das outras. Professores, diretores de escolas, supervisores, motoristas, zeladoras, agentes de portarias, equipes da Secretaria de Saúde, membros da gestão da Secretaria de Educação, todos e todas zelando pela segurança e proteção de crianças e adolescentes.  Tudo digno de muitas 👏👏👏👏👏👏



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos