SEÇÕES

Secretaria de Educação traz para Desfile Cívico quinta feira, um show das bandas de música

Secretaria de Educação traz para Desfile Cívico quinta feira, um show das bandas de música

Secretaria de Educação traz para Desfile Cívico quinta feira, um show das bandas de música |
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O tradicional Desfile Cívico de Monsenhor Gil que será realizado depois de amanhã, quinta feira  (12), trará para às ruas de Monsenhor Gil, além das alas produzidas pelas escolas municipais, por sinal com muito trabalho e dedicação por todos que compõem à educação Municipal do município, trarão um show à parte com à participação das bandas de músicas, do próprio município e bandas convidadas. O prefeito João Luiz e a Secretaria Norma Suely dizem que aguardam ansiosos para à realização do desfile mantido com muitos esforços e a determinação do resgate de uma tradição de Monsenhor Gil, que estava desativada na gestão anterior, que exalta o civismo e a paixão pela história de belezas e mazelas que compõem nossa história na luta pela independência. 

Umas destas bandas é à Fanfarra das Artes  - Banda prof. Paulo Resende.

Histórico

Fanfarra das artes - “banda prof. Paulo Resende” o grupo sociocultural banda prof. Paulo Resende conta com mais de 150 integrantes divididos em cinco instrumentos que compõe a Banda. Realizam seus ensaios no centro poliesportivo almeidão aos sábados e domingo, como também palestras, rodas de conversas e seu já tradicional pipaço da juventude que este ano chegou a sua quinta edição envolvendo toda a comunidade aos redores do almeidão. 

Em 2017 entraram com uma ação no ministério público pela a reforma do almeidão com a luta por mais espaços de lazer e esportes para a juventude, em 2018 conseguiram a reforma e a construção de sua sala/sede dentro do centro para a continuidade de suas atividades.

Foram indicados ao prêmio Piauí de inclusão social pela Rede Meio Norte de Comunicação pelo trabalho em meio a crianças e adolescentes da região Sudeste. Esse ano a banda Prof. Paulo Resende traz novidade a avenida com seu novo fardamento após 09 anos sem ter a troca de roupa.  A principal características da banda é a alegria e irreverência de cada integrante que faz a banda ser umas das mais influentes forma de defesa da juventude da região, essa é a banda Prof. Paulo Resende, um grupo que acredita num futuro melhor para a juventude e luta incansavelmente para isso.

Salve banda Paulo Resende. 

Outra banda convidada da Polícia Militar do Piauí têm uma história de muitas glórias, em seus quases 150 anos de existência. 

Banda de Música da Polícia Militar do Piauí iniciou suas atividades na corporação em 16 de junho de 1875, através da Resolução nº 895 do então presidente da província do Piauí, é a mais antiga banda de música em atividade do Piauí e uma das mais antigas entre as bandas das policias militares do Brasil.

Ao longo de toda sua trajetória de quase 143 anos de atividades ininterruptas, repleta de muita história, tradição e dedicação a suas funções musicais, é hoje um verdadeiro patrimônio cultural do povo piauiense, buscando sempre unir a seu trabalho, tradição e inovação e manter-se atualizada e muito atuante.

Em sua busca por inovações, em 2017 passou a atuar novas formações, como quinteto de metais e grupo de música popular além da Banda de Concerto, Big Band e a Banda de Música com um repertório vasto e diversificado para atender toda sua demanda de solicitações.

Atualmente conta com 45 integrantes entre oficiais e praças e realiza cerca 150 apresentações por ano, que vão desde solenidades militares e oficiais do Estado, passando por participações em festivais e manifestações culturais até as solicitações diversas de igrejas, associações, ONG´s e tantas outras entidades, assim como possui projetos de iniciativa da própria banda levando sua música e a cultura da paz a lares, abrigos e a diversas entidades com o intuito de aproximar sempre a sociedade e corporação e buscando sempre a prestação de um serviço de qualidade a toda população piauiense. 

Banda 16 de agosto  - mais de 50 anos exaltando a cultura de um povo 

Banda 16 de Agosto é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, e tem uma longa história musical com a cidade. O nome é uma homenagem à data de aniversário do município e, nos seus 51 anos, foi sempre a principal plataforma musical em eventos oficiais da PMT.

O maestro Antônio Linhares, à frente do grupo há 35 anos, destaca a evolução da banda, criada em 1968 pela Lei 1213, pelo prefeito Jofre do Rêgo Castelo Branco, e que iniciou com apenas 17 músicos e hoje conta com 45 integrantes, instrumentação de banda sinfônica, estando os naipes das madeiras, metais e da percussão representados na sua integridade. “Sempre digo que a Banda 16 de Agosto é a banda mãe de todas as culturas musicais que existem dentro da Prefeitura porque foi a primeira entidade com funcionários efetivos”, destaca.

Durante todos esses anos de existência, grandes músicos e mestres passaram pela corporação, como Jorge Tavares, seu fundador, Luis Santos, João Aguiar Costa, Aurélio Melo Colombro, Gilvan Santos, Orion, e outros. Hoje, ela é comandada pelos maestros Egilson Monteiro e Antônio Linhares, que montaram um repertório especial para a apresentação de domingo, que vai de clássicos como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, ao rock de Guns N' Roses, com Welcome To The Jungle.

Segundo Linhares, além da apresentação desse domingo, o grupo prepara diversos concertos para comemorar os 50 anos com o que eles sabem fazer de melhor: música em todos os cantos da cidade. “A banda completando 50 anos, vamos fazer uma festividade grande em setembro, outubro, novembro e dezembro com apresentações no Palácio da Música, nos shoppings e praças. Vamos fazer uma grande manifestação cultural levando a música para todas as partes”, finaliza o maestro.

O desfile contará ainda com a Fanfarra da Escola Dr César Brito de Monsenhor Gil, composta por alunos do município e que mostra a dedicação e comprometimento de todos que fazem à unidade escolar, em manter este belo projeto. 

Realização: Prefeitura Municipal de Monsenhor Gil  - Secretaria Municipal de Educação 

Apoios; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo 

General Turismo 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos