Município realiza Audiência Pública e apresenta Projeto Pelotão Mirim

Audiência Pública e apresentação do Projeto Pelotão Mirim

Pelotão Mirim | Foto: Paes Landim
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Prefeito de Nossa Senhora dos Remédios, Manoel Lázaro (PT), vereadores, secretários municipais e centenas de pessoas, participaram no final da tarde desta terça-feira (18) no Ginásio Poliesportivo, centro da cidade, de uma Audiência Pública e apresentação do Projeto Pelotão Mirim que está atendendo 300 pessoas entre crianças, adolescente e jovens de ambos os sexos.

Esta ação é uma iniciativa do Tenente, Francisco Saboia Júnior, responsável pelo Grupo de Policiamento Militar (GPM) com objetivo de contribuir com as famílias, referente a disciplina e formação dos adolescentes e jovens do município.

O Coronel Saraiva da Polícia Militar do Piauí prestigiou e fez comentários sobre o evento. “Este projeto tem muito significado, porque segurança pública começa com prevenção, e isso se faz através de educação de crianças, adolescentes e jovens e aqui em Nossa Senhora dos Remédios nós encontramos um terreno altamente fértil onde fizemos uma parceria de sucesso com a prefeitura municipal, e o próprio prefeito tem demonstrado bastante interesse com a segurança do município”, comentou. “Nós da Secretaria Pública e Polícia Militar, não podemos ficar de fora, estamos ombreados com o gestor municipal para levarmos cidadania para estas crianças e fazer com elas no futuro próximo tenha sua cidadania garantida e se mantendo longe dos maléficos sociais, como as drogas, exploração sexual e vários outros, e convivam em uma família honrada e com orgulho”, concluiu o Coronel Saraiva.

O idealizado do projeto também fez comentário sobre a ação que foi prestigiada pelos pais, mães e professores dos alunos. “Hoje o Pelotão conta com 300 alunos, sendo 160 na sede e outros na zona rural (Santarém e Santo Antônio) e com um ponto positivo, pois diminuiu a evasão escolar, menos crianças, adolescentes e jovens nas ruas, até porque é uma regra básica do projeto. As igrejas e o Conselho Tutelar, Secretaria de Saúde (psicólogos, assistência social) são nossos parceiros, bem como todos os professores e diretores das escolas”, disse. “O projeto foi único, exclusivo e com objetivo de contribuir com a sociedade e não para me promover, portanto, peço a bênção de Deus para todos e que nós possamos continuar com este trabalho” relatou o Tenente Saboia.

Para a aluna Maria Luiza, o Pelotão Mirim tem grande importância. “Para mim tem grande significado, porque somos disciplinados, temos organização sobres nossos estudos, nos ensina a termos uma melhor base familiar, inclusive ser uma pessoa melhor comigo mesma, e acredito que o Pelotão Mirim é uma família, e estar aqui é uma honra, porque tenho sonho de ser militar e o projeto é uma porta aberta para realização do meu sonho”, frisou a aluna.

Para algumas mães a ação está contribuindo de maneira positiva com a reeducação dos filhos, como bem afirmou a Senhora Enedina Furtado, mãe do Dierryd Furtado dos Santos. “É um orgulho porque meu filho tem 16 anos, e além de estudar agora ele tem um norte, trabalhando no que ele gosta e sempre quis, inclusive é dos líderes, coordena os colegas, uma pessoa de confiança do Tenente Saboia, e eu como mãe fico bastante feliz porque é um tempo que ele passa aprendendo, sendo cidadão, ou seja, está saindo da marginalidade, saindo de um futuro sem sucesso, então um orgulho grande ver ele participar deste projeto, tão bem liderado pelo Tenente Saboia” afirmou Enedina.

Prefeito Manoel Lázaro disse para nossa reportagem que este projeto social é o mais importante de seu governo. “Satisfação apoiar este projeto que está resgatando  as famílias, e consequentemente ressocializando estes jovens, e como gestão fico feliz porque sem dúvidas é dos maiores e mais o importante projeto que estamos executando, porque se trata de algo social que está sendo beneficiado 300 pessoas entre crianças, adolescentes e jovens de nossa cidade, e é claro, está educando e tirando nossos jovens do caminho das drogas, e o que confirma isso é o próprio depoimentos dos pais e mães destas pessoas inseridas no Pelotão Mirim, isso mostra que nós estamos acertando e prevenindo”, comentou o prefeito.

Após as falas das autoridades e a apresentação do Pelotão Mirim, a população pediu ao Coronel Saraiva da Polícia Militar do Piauí, em do Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, Fábio Abreu, a permanência do Tenente Francisco Saboia Júnior, frete ao GPM de Nossa Senhora dos Remédios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES