Município prepara local e equipe para receber casos com suspeita do Covid-19

O Centro de Fisioterapia foi preparado para atender os casos que possivelmente seja suspeito do Corona Vírus.

Maria Herlandia | Edinardo Pinto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em entrevista concedida nessa quinta-feira (26), com a enfermeira e coordenadora de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Maria Herlândia, falou que o plano de ação traçado como forma estratégica de prevenção e enfrentamento ao vírus Covid-19, já está em ação.

Até o momento conforme levantamento feito, Pedro II não tem nem um caso suspeito ou confirmado da doença, isso não significa dizer, que oficialmente até o momento o nosso município tenha pessoa infectada, porque tem pessoas assintomáticas, que mesmo tendo o vírus não desenvolve os sintomas, o que só se confirma mediante o exame e o mesmo só é feito se a pessoas apresentar os sintomas bem característico da doença, que é cançaso e falta de ar.

O município por meio da Secretaria de Saúde, via Vigilância Epidemiológica, criou equipes. Uma das equipes irá atender possivelmente os casos suspeitos que possam surgir do Covid-19 em Pedro II. Esse atendimento será realizado em um local preparado e adequado para receber esses casos e se for preciso ficar em observação com a administração da medicação. Esse local é ao lado do Hospital Josefina Getirana Neta, no Centro de Fisioterapia e conta com uma equipe sentinela composta de um médico, enfermeiro e uma técnico, com atendimentos das 07h às 17h de segunda a domingo. Após a estabilidade do paciente ele é liberado para voltar para sua casa, assina um termo se comprometendo de ficar isolado na sua casa por no mínimo quatorze dias. Esses pacientes serão acompanhados por uma equipe da saúde, para saber se os mesmos estão cumprindo com o isolamento social e como está a regressão dos sintomas semelhantes ao Corona Vírus. Caso o paciente chegue com o estado de saúde de forma mais agravada, com falta de ar e cansaço, o mesmo é direcionado para o atendimento no próprio Hospital Josefina Getirana Neta e será atendido por uma equipe de plantão 24h, para realizar esses atendimentos e caso seja preciso dependendo do estado do paciente, o mesmo será regulado para Piripiri ou Teresina.   

Maria Herlândia, disse que discorda quanto ao pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro, em rede nacional de querer que o país volte a sua normalidade, pelo fato do vírus representar perigo apenas para as pessoas idosas. “Se analisarmos o histórico do estudo feito do vírus e nos basearmos pelos depoimentos e entrevistas de muitos profissionais de saúde conhecedor dessa área e principalmente o que diz o Ministério da Saúde, podemos ver que esse vírus é perigoso pelo seu alto índice de contágio, o que podemos comprovar isso nos países como a China, Itália, que muitas pessoas que não são idosas também já morreram proveniente da contaminação desse vírus. O que eu oriento baseado nas pessoas que tem alto conhecimento do assunto, que é preciso continuarmos tendo todo esse cuidado para evitar aglomeração e transmissão e isso só é possível se nós continuarmos em casa, tomando todos os cuidados possíveis”. Disse, Maria Herlândia.   



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES