Depois de 5 anos PMU consegue reativar recurso do Samu

Depois de 5 anos PMU consegue reativar recurso do Samu

| Evandro Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de cinco anos e três de luta, o Governo Federal habilitou novamente o recurso do Samu básico de Uruçuí que estava desabilitado desde 2015, por causa da falta de adequações exigidas pelo Ministério da Saúde. A atual gestão desde o início do mandato tentava habilitar novamente o Samu municipal para voltar a receber os recursos federais.

Em 2015 e 2016, o Samu enfrentou uma situação muito difícil, sem os recursos, os profissionais só conseguiam receber seus salários através de medidas judiciais e não receberam o 13º salário de 2016, as ambulâncias ficaram sem revisão e sem seguro e foram sucateadas, o serviço também perdeu a concessão do rádio, por falta de pagamento. 

Quando a gestão Wagner Coelho assumiu em 2017, a Secretaria de Saúde começou a tentar regularizar a situação junto ao Governo Federal e Estadual, e depois de inúmeras adequações, como construção de rampa e área para lavar os veículos, habilitação dos rádios, pagamento de funcionários em dias, emplacamento das ambulâncias e ar condicionado na farmácia, o Governo Federal divulgou a portaria que regulamenta o SAMU básico, de Uruçuí. 

De acordo com a ex-secretaria Rita Melo e a atual secretaria Naira Raquel, foi uma luta árdua, pois houve muitas exigências e bastante burocracia, mas o esforço valeu a pena. “Vamos agora esperar que o recurso atrasado entre na conta e assim possamos uma ambulância UTI e que o serviço seja implantado como manda o correto funcionamento. É um serviço essencial para a saúde do município, e mesmo durante esses anos sem receber nada do Governo Federal e estadual, o prefeito dr. Wagner Coelho não abriu mão de pagar os funcionários em dias, consertar as ambulâncias que estavam sucateadas e atender as demandas exigidas para que a gente pudesse ter de volta um serviço de atendimento de emergência com qualidade”, destacou a



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES