Defensoria e Cendfol discutem projeto para o enfrentamento às drogas

A iniciativa desenvolvida pela coordenadoria busca levar assistência à população em situação de rua e terá sua primeira edição realizada neste domingo (30).

Defensoria e Cendfol discutem projeto para o enfrentamento às drogas | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, em conjunto com o coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer, Tiago Vasconcelos, discute a criação do projeto “Acolher Tá On – Cuidado e Prevenção às Drogas Voltados às Pessoas em Situação de Rua no Estado do Piauí”.

A iniciativa desenvolvida pela coordenadoria busca levar assistência à população em situação de rua e terá sua primeira edição realizada neste domingo (30), a partir das 8h, na praça da Liberdade, no Centro de Teresina.

A reunião, que ocorreu nesta quarta-feira (26), contou com a presença do defensor público Ricardo Moura Marinho, chefe de Gabinete da Defensoria Pública, e da defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, diretora de Primeiro Atendimento Cível e coordenadora do Projeto Defensoria Pop Rua – Atenção à Pessoa em Situação de Rua.

No encontro também foram discutidas questões relacionados à temática, como a construção de políticas públicas de atenção à pessoa em situação de rua com algum tipo de dependência química. Para o coordenador da Cendfol, o encontro foi bastante proveitoso e teve como objetivo buscar o apoio da Defensoria nas ações que serão realizadas dentro do projeto Acolher Tá On. 

“Estamos buscando esse diálogo com a Defensoria Pública justamente pelo papel importante que essa instituição presta à população, na garantia dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade social, e a gente não poderia fazer isso sem envolver a DPE. Então, a nossa coordenadoria pensou nesse projeto, a partir do instante em que temos a responsabilidade de tratar pessoas que são dependentes químicos”, detalhou Tiago Vasconcelos.

O coordenador destaca ainda que o objetivo da iniciativa será buscar mais parcerias, visando disponibilizar ao público-alvo do projeto, que são pessoas em situação de rua, um atendimento multidisciplinar e qualificado.

“A ideia é a gente levar esse acolhimento social, essa cidadania a essas pessoas, com ações conjuntas, levando a Defensoria Pública, Secretaria da Segurança, Secretaria da Assistência Social e outros órgãos e instituições, fazendo com que eles se sintam notados e a partir dessas ações, que a gente consiga levar eles para um espaço de acolhimento e posteriormente para um local de tratamento, e qualificação profissional, o que vai fazer com que voltem a ter uma vida normal e a gente possa reinserir ao convívio familiar, trazê-los de volta à dignidade. E por isso que estamos propondo essa parceria com a Defensoria Pública, e tenho certeza que essa parceria vai abrilhantar muito esse trabalho que é dar visibilidade a essas pessoas”, concluiu o gestor.

A coordenadora do projeto Defensoria Pop Rua, iniciativa da DPE que garante um atendimento multidisciplinar para as pessoas em situação de rua ao realizar mutirões de atendimentos de forma itinerante, destacou a importância do encontro realizado.

“A reunião foi muito proveitosa, trazendo a oportunidade da Defensoria Pública contribuir com a construção de políticas públicas antidrogas e trouxe muita expectativa de que os novos rumos das ações da Cendfol estarão voltados para a prevenção e efetiva recuperação das pessoas com dependência química. Ressaltamos que só um tratamento de saúde adequado com respeito às individualidades será possível à recuperação dessas pessoas”, disse a defensora pública Patrícia Monte.

A defensora pública geral do Piauí falou sobre a importância do diálogo estabelecido com a Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer na busca por estabelecer parcerias no sentido de dar visibilidade à questão social das pessoas em situação de rua.

“As pessoas que se encontram em situação de rua, especialmente àquelas que enfrentam a dependência química, necessitam desse apoio das instituições e dos órgãos públicos, municipais, estaduais, bem como de todos que tenham interesse em contribuir, para que possam melhorar a qualidade de suas vidas. A Defensoria Pública, que já desenvolve com êxito o projeto Defensoria Pop Rua, tão bem coordenado pela defensora Patrícia Monte, só pode apoiar iniciativas como a proposta pela Cendfol e, dentro das nossas possibilidades, estaremos participando e dando todo o apoio necessário a essa ação”, destacou Carla Yáscar Belchior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES