Defesa Civil do PI faz alerta para período de seca com a chegada do El Niño

Outro fator que requer alerta no período do El Niño, segundo o técnico, é o aumento de focos de calor e queimadas

Defesa Civil do PI faz alerta para período de seca com a chegada do El Niño | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o fim do período chuvoso e proximidade do período mais seco do ano, a Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) alerta para uma forte seca e baixa umidade em algumas regiões do Piauí. De acordo com o assessor técnico da Sedec, o climatologista Werton Costa, os próximos meses serão de muito sol com a chegada do fenômeno El Niño. “Essa ocorrência caracteriza-se pelo aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico tropical, impactando significativamente o clima global”, diz o profissional.

No Brasil, especificamente nas regiões norte e nordeste, o alerta é para uma seca severa. “Embora seja um fenômeno que ocorra a uma distância considerável do Piauí, ele tem o papel de inverter o movimento das correntes de ar que transportam a umidade do ar para o interior. Isso faz com que as temperaturas se elevem sobre o estado”, explica Werton. 

O climatologista chama a atenção, ainda, para a possível redução da umidade relativa do ar, componente fundamental para a salubridade e saúde das pessoas. “A redução das chuvas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro prejudica a manutenção dos volumes dos reservatórios de água, açudes e barragens, impactando a agricultura e, consequentemente, o abastecimento e manutenção das populações sertanejas”, conta Costa.

Outro fator que requer alerta no período do El Niño, segundo o técnico, é o aumento de focos de calor e queimadas. “A medida que a estiagem avança, a condição de secura e aridez, nós observamos um padrão de inflamabilidade que cresce, potencializando a ocorrência de incêndios e queimadas”, diz o assessor da Sedec.

Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Defesa Civil segue monitorando a chegada do fenômeno e tomando as devidas providências a fim de minimizar os impactos. “Devemos manter o estado de alerta máximo para mobilizar equipes e manter uma política de regularidade no fornecimento do ativo essencial para manutenção das populações, a água”, ressalta Werton. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a previsão é de que o El Niño se desenvolva entre os meses de julho e setembro deste ano, elevando as temperaturas a novos recordes de calor.

População deve se preparar, alerta a ONU sobre o fenômeno El Niño

Na última quarta-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta sobre a alta probabilidade do fenômeno El Niño ocorrer este ano, o que poderia resultar em novos recordes de temperatura em escala global. Segundo Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o mundo precisa se preparar para as possíveis consequências, como ondas de calor e outros efeitos que podem impactar o planeta em 2024. Veja mais notícias no Meio Norte.com

(Com informações da Sedec)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES