Dois anos sem Firmino Filho: amigos e familiares prestam homenagens

Filha do ex-prefeito, a deputada estadual Bárbara do Firmino relembrou o trabalho feito pelo pai em Teresina, quando comandou o Executivo por quatro ocasiões.

Dois anos da morte de Firmino Filho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prefeito de Teresina por quatro mandatos, Firmino Filho se fez inesquecível! Sua presença é sentida em cada canto da cidade, em cada lembrança, no choro contido da população; hoje, 06 de abril, completam dois anos do falecimento do ex-gestor

Nas redes sociais, amigos e familiares prestaram suas homenagens, na quarta (05) foi realizada uma missa em alusão a data. "Dois anos, mas eu ainda escuto seus passos chegando em casa. Às vezes, penso que você está na sala lendo um livro ou na cozinha fazendo algumas de suas invenções para o almoço. O tempo vai passando e a saudade do seu sorriso só aumenta. Você é eterno em nossos corações", pontuou a viúva Lucy Soares

Leia Mais

Filha do ex-prefeito, a deputada estadual Bárbara do Firmino relembrou o trabalho feito pelo pai em Teresina, quando comandou o Executivo por quatro ocasiões. "Dois anos de saudade. Saudade de nossas conversas. Saudade de sentir seu trabalho e amor por Teresina. Firmino está sempre presente em nossos corações", cravou. 

Amigo de Firmino, o secretário de Planejamento Washington Bonfim foi o primeiro a se manifestar durante o dia. "Os dias 06/04 deixaram de ser dias comuns, pois desde 2021 carregam sempra a memória e, principalmente um sentimento de tristeza. Neste ano, como estamos na Páscoa, permanece a fé de que ele esteja em bom lugar e a paz alcance os seus", sinalizou. 

Uma trajetória brilhante

Com quase três décadas de vida pública, iniciando em 1993 por convite do então prefeito Wall Ferraz, Firmino calcou sua trajetória na responsabilidade fiscal, na promoção de ações sociais, o que lhe renderam o título de Prefeito Amigo da Criança e em projetos bem sucedidos que modificaram o panorama da nossa periferia, como o Vila Bairro. 

O legado da gestão pode ser conferido em números que se destrincham nos mais diversos eixos, do social ao equilíbrio fiscal. No item saúde, por exemplo, Firmino deixou a capital piauiense com uma das menores taxas de desnutrição infantil, apenas 0,54%,enquanto as capitais do Sul e Sudeste chegam até 2,83%, como o Rio de Janeiro. Os números são do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional. 

Ex-prefeito Firmino Filho faria aniversário hoje; veja homenagens - Aniversário

Bárbara é diplomada como deputada no dia do aniversário de Firmino Filho

PSDB vem forte para disputa eleitoral em 2024, diz Fernando Said

No Meio Ambiente, Teresina alcançou a segunda maior cobertura florestal do país, segundo dados colhidos junto ao MapBiomas, chegando a 76% da área municipal. 

Com o trabalho de Firmino, a capital piauiense ainda se destacou na proporção do esgoto tratado em relação a água consumida, chegando a 100%, segundo aponta o balanço do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em relatório catalogado no Mapa da Desigualdade de 2020. 

Há ainda um legado na qualidade de vida da população, em Teresina, a esperança de vida ao nascer da população supera a média regional e a nacional, figurando-se em patamar superior ao registrado em capitais como São Paulo e Curitiba. 

Durante a gestão de Firmino, Teresina também se tornou a capital menos desigual do Nordeste, alcançando o índice Gini da distribuição do rendimento real efetivo domiciliar per capita na faixa de 0,511, segundo dados da  Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, 2018; o que caracteriza um esforço contínuo em reduzir barreiras e promover a justiça social, com mais oportunidade e acesso a um futuro melhor para os mais suscetíveis. 

Foi com esse reconhecimento da educação como pilar da administração pública e com o amor disposto à capital piauiense, Firmino Filho deixou imensas saudades.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES