Eleitores de São Lourenço do PI voltam às urnas para eleger novo prefeito

O município continua sendo dirigido pelo presidente da Câmara Municipal, Vereador Iran Damasceno Ribeiro (PSD)

Eleitores de São Lourenço do PI voltam às urnas para eleger novo prefeito | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) definiu o dia 6 de agosto como a data para a realização de uma nova eleição no município de São Lourenço do Piauí, localizado na região sul do estado. Essa decisão foi tomada após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar os diplomas de Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e Valdeci Paes de Castro (PSB), que foram eleitos prefeito e vice-prefeito da cidade nas eleições de 2020, sob a acusação de compra de votos.

Portanto, será realizado um novo pleito para que os eleitores de São Lourenço do Piauí possam escolher novos representantes para os cargos de prefeito e vice-prefeito. O município de São Lourenço do Piauí que fica a 547 km ao sul de Teresina-PI atualmente tem 4.945 eleitores e é termo judiciário da 13ª Zona Eleitoral sediada no município de São Raimundo Nonato-PI que tem como juíza titular a Dra. Luciana Cláudia Medeiros de Souza Brilhante. 

O motivo dessa nova eleição municipal é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em julgamento conjunto dos agravos em recursos especiais, ocorrido em 11.04.2023, deu provimento a ambos os recursos para julgar procedentes os pedidos formulados na representação por captação ilícita de sufrágio (compra de voto) e na ação de impugnação de mandato eletivo, determinando a cassação dos diplomas do prefeito, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD) e do seu vice, Valdeci Paes de Castro (PSB) ambos eleitos em 2020 em São Lourenço do Piauí. 

O município continua sendo dirigido pelo presidente da Câmara Municipal, Vereador Iran Damasceno Ribeiro (PSD) até que seja empossado o novo prefeito. Durante uma sessão judiciária ordinária realizada na tarde da última terça-feira (16), foi definida a data da nova eleição por meio da aprovação da Minuta de Resolução, que estabelecerá as diretrizes para a realização do pleito suplementar.  

(Com informações do TRE-PI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES