Equatorial reforça dicas para evitar acidentes domésticos com eletricidade

Ocorrências envolvendo eletrodomésticos e eletroeletrônicos são os mais frequentes

As residências são lugares de conforto e aconchego familiar. | Equatorial Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dentro de nossas casas o cuidado com energia elétrica deve ser sempre redobrado, garantindo a segurança de todos que nela moram ou visitam. As residências são lugares de conforto e aconchego familiar, mas para manter esse bem-estar é necessário adotar algumas medidas preventivas importantes.

“A casa da gente é para ser um ambiente harmônico e seguro. Por isso, é fundamental revisar periodicamente as instalações elétricas para perceber algo que esteja fora dos padrões técnicos de segurança. Outro ponto que merece atenção é identificar e eliminar fios soltos, desencapados e emendados. Estas situações podem provocar curtos com potencial de gerar incêndios na residência e/ou acidentes graves ou mesmo fatais”, afirma o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio

Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2022 os eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram os maiores causadores de acidentes por choques elétricos nas áreas residências. O Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica aponta que ano passado foram registrados em todo o país 182 acidentes domésticos envolvendo energia elétrica. Desse total, 149 tiveram vítimas fatais, correspondendo a 81% dos casos.

Leia Mais

Em casas com presença de crianças e pets é essencial reforçar alguns cuidados. “Nessas situações é recomendado que sejam instalados protetores de tomadas para protegê-los contra choques elétricos, em especial naquelas tomadas que não estão em uso. Sabemos que as crianças gostam de assistir, jogar e interagir por meio do celular, mas é outro ponto que os pais e responsáveis devem ter atenção. Não se deve utilizar celulares enquanto estão sendo carregados por conta do risco de acidentes”, diz João Porfírio.

Confira outras dicas importantes e orientações gerais de segurança

- Jamais manuseie equipamentos elétricos com o corpo molhado ou em contato com água;

- Se tiver crianças em casa não deixe que cheguem perto de cabos de eletrodomésticos;

- Se for ligar um eletrodoméstico na tomada, segure no plug da tomada e jamais no fio do aparelho;

- O uso do chamado “T” ou benjamim e extensões em geral deve ser evitado, uma vez que o hábito pode causar sobrecargas elétricas e até chegar a causar acidentes graves ou incêndios;  

- Em caso de necessidade de trocar lâmpadas, segure sempre a lâmpada pelo bulbo (parte de vidro) e nunca pelo soquete (parte metálica);

- Ficar atento a equipamentos elétricos em más condições de uso ou fora das normas técnicas de segurança;

- Jamais instale antenas ou cerca elétrica próximas à rede elétrica;

- Ao realizar reformas e reparos em casa, é fundamental respeitar a distância mínima com a rede da Equatorial. Assim, é possível evitar qualquer contato acidental de escadas e andaimes com a rede elétrica.

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, a Equatorial Piauí orienta que seja desligado o disjuntor elétrico ou a chave geral da residência, além disso a população deve solicitar ajuda entrando em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192).  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES