Espetáculo “Nasci pra ser Dercy” leva o público a gargalhadas em Teresina

A peça aconteceu no último sábado e contou com Grace Gianoukas no papel de Dercy

Espetáculo "Nasci pra ser Dercy" leva o público a gargalhadas em Teresina | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite do último sábado (27), o Teatro G3 Telecom, no Centro de Convenções de Teresina, recebeu de forma inédita o espetáculo "Nasci pra ser Dercy", estrelado por Grace Gianoukas, escrito e dirigido por Kiko Rieser, e narração de Miguel Falabella. A peça presta uma homenagem a Dercy Gonçalves, uma das atrizes mais importantes do século XX.

O espetáculo traz a história de uma atriz  que vai fazer um teste para viver Dercy Gonçalves no cinema. Durante a audição ela se revolta com a maneira em que o roteiro estereotipa a atriz e começa a interpretá-la com base no seu próprio conhecimento sobre ela. 

O texto de Kiko Rieser traz além de muita comédia pontos importantes da história de Dercy, que muitas vezes não são de conhecimento do grande público, como o fato dela sempre ter sido taxada como prostituta. O escritor dá uma visão mais ampla sobre a importância da atriz para a forma de como se faz teatro, existe ele antes e depois de Dercy.

Para viver a personagem da forma mais fiel, a atriz Grace Gianoukas, de 59 anos, disse que foi atrás da essência de Dercy, mas não a personagem e sim a Dolores Gonçalves Costa.

“Eu fui procurar construir essa personagem na Dolores Gonçalves Costa, aquela menina interior que era incompreendida, muito  discriminada e rejeitada. Ela criou a personagem Dercy, para se defender do mundo ela pegou a Dolores no colo. Minha construção veio disso e o resto veio depois”, ressalta.

O espetáculo é uma graça sem fim, por vezes parecia que Grace realmente era a própria Dercy. As emoções são mescladas durante as mais de 1 hora de peça que encerra com a atriz mostrando um dos seios, segundo ela é uma ato muito político e uma dica dada pela própria Dercy.

“Eu conheci Dercy durante um encontro com outras atrizes e ela deu uma dica: Deixem  de mostrar o corpo, não deixem que usem o corpo de vocês, mostrem o peito quando tiverem a minha idade, na minha idade ( a atriz tinha 80 anos ) mostrar o peito é algo transgressor. Então na peça eu tinha que mostrar”,  destacou Grace.

A apresentação foi uma realização da Ventilador de Talentos, juntamente com a Kalor Produções, com patrocínio da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES