Estudantes piauienses são destaques na Olimpíada Brasileira de Biologia

Mantendo a tradição, os estudantes da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes mais uma vez foram destaques no estado, com seis aprovados para a nova fase.

Estudantes piauienses são destaques na Olimpíada Brasileira de Biologia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A lista dos classificados para a fase 2B da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) foi divulgada, nessa segunda-feira (17). No Piauí, 12 estudantes foram selecionados para a nova fase que será realizada no dia 27 de abril. Mantendo a tradição, os estudantes da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, localizada no município de Regeneração, a 145 quilômetros de distância de Teresina, mais uma vez foram destaques no estado, com seis aprovados para a nova fase.

A OBB é um projeto voltado para alunos do Ensino Médio, organizado pelo Instituto Butantan e apoiado pela Escola Superior do Instituto Butantan (Esib), com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia. Promovendo o envolvimento de professores e alunos em temas de interesse social e seus desafios, a XIX OBB trouxe o tema “Desafios socioambientais na erradicação de doenças: edição vacinas”, abordando a relação entre aspectos ambientais, sociais, científicos e tecnológicos na busca da erradicação de doenças com ênfase na produção e ação farmacológica das vacinas.

A Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, desde 2020, possui um Núcleo Olímpico que tem como objetivo a preparação para as olimpíadas do conhecimento de todas as áreas. Muito antes das inscrições, os alunos são levados a conhecer cada olimpíada e convidados a participar de acordo com o seu grau de maior interesse, oferecendo a possibilidade de que todos participem. A preparação é feita com aulas específicas e baseadas nas etapas anteriores de cada competição, com simulados e provas anteriores para aproximar o estudante da natureza de cada Olimpíada.

Orgulhoso com os resultados obtidos pelos seus estudantes, que pelo segundo ano consecutivo são selecionados para a fase final 2B da OBB, o diretor da instituição de ensino, Ismael Dantas, destaca a importância da olimpíada para os alunos. “As olimpíadas científicas são uma das ferramentas que a escola encontrou de incentivar os alunos a participarem de competições aprimorando seu conhecimento e proporcionando aos estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Tem sido, portanto, um viés importantíssimo de trabalhar com os alunos no aprofundamento do conhecimento estudado em sala de aula e externo”, enfatiza o gestor escolar.

Alcançando a maior nota do estado, tanto na primeira fase, quanto na fase 2A da OBB 2023, além de obter menção honrosa na OBB 2022, o estudante da 2ª série do ensino médio, João Vitor Araújo, de 18 anos, estuda na rede estadual de ensino há mais de 8 anos e se descobriu na área de Ciências Biológicas por meio da olimpíada. O jovem revela como se preparou para as provas e reforça suas expectativas para a fase final.

“Comecei a me preparar para a OBB 2023 ainda no ano passado e os meus métodos de estudo foram diversificados. Resolvi muitas questões de provas anteriores, assisti muitas videoaulas gratuitas no YouTube, recebi o auxílio dos excelentes professores da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes e também fiz algumas leituras de livros de Biologia. Estou com uma grande expectativa para essa última fase, será uma experiência incrível, animadora e especial para mim. Estou muito confiante de que eu e todos os outros estudantes do Alberto Leal Nunes que chegaram à final da OBB teremos um ótimo desempenho e seguiremos representando a nossa escola, cidade e estado da melhor forma”, relata o estudante.

As inscrições das escolas para olimpíada são realizadas por um professor responsável, designado pela mesma, mediante a cópia digital de seu RG e de um documento emitido pela secretaria da escola comprovando o seu vínculo. As inscrições das escolas e participação dos estudantes são gratuitas, no próprio site da Olimpíada Brasileira de Biologia.

A fase 2B da olimpíada será realizada no dia 27 de abril, das 14h às 16h, nas próprias escolas dos estudantes, com a utilização de um software selecionado e conforme critérios estabelecidos pela XIX OBB, em um computador previamente cadastrado. A prova será composta por 30 questões, com duração mínima de 30 minutos e máxima de 2 horas, abordando o mesmo conteúdo programático das fases anteriores, que são os temas: Citologia, Botânica, Zoologia, Anatomia, Histologia, Fisiologia, Embriologia Animal, Genética e Evolução, Ecologia, Etologia, Biossistemática e Noções de Farmacologia.

Os estudantes classificados, ao fim da fase 2B, poderão ser admitidos na seletiva para as Olimpíadas Internacionais. Além de serem premiados com certificados de ouro, prata, bronze e menção honrosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES