Feira Piauí Criativo chega ao último dia unindo arte, cultura e culinária

O evento, que finalizou na noite deste sábado (22) no Centro de Convenções de Teresina, valoriza a cultura e a economia local, além de dar espaço aos artistas regionais.

Feira Piauí Criativo chega ao último dia unindo arte, cultura e culinária | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Unir a arte, cultura e culinária no mesmo espaço e mostrar o que o Piauí tem de melhor em cores, beleza e sabor foi a proposta da 2ª edição da Feira Piauí Criativo, que ocorreu nos dias 21 e 22 de abril de 2023. O evento, que finalizou na noite deste sábado (22) no Centro de Convenções de Teresina, valoriza a cultura e a economia local, além de dar espaço aos artistas regionais.

Imagine entrar em um espaço com mais de 40 profissionais do setor de artesanato e cerca de 30 especialistas em gastronomia, além de um espaço multicultural que ficou repleto de itens de decoração, roupas, acessórios e peças dos mais diversos tipos. A Feira Piauí Criativo ofereceu aos visitantes uma variedade de produtos, pratos típicos, uma programação cultural, como shows e rodas de conversa, atraindo pessoas de todas as idades e interesses.

A primeira atração da noite, o cantor João Victor, popularmente conhecido como "Seu Bira", deu início ao 2° dia da Feira Piauí Criativo. Com músicas regionais, do povo Nordestino, "Seu Bira" animou o evento com o seu jeito de encantar.

"Primeiramente quero agradecer ao pessoal, pelo convite de estar hoje aqui no Piauí Criativo. Hoje, o povo assistiu uma apresentação extremamente regionalista, como foco nas raízes pau de serra, com os instrumentos, enfim, com o produto da nossa terra, do povo nordestino, com músicas Piauienses", disse "Seu Bira".

O evento contou com milhares de pessoas, que se surpreenderam ao encontrar uma programação diversificada Nordestina. Além do “Seu Bira”, o público teve a oportunidade de assistir palestras sobre "Ressignificando o Artesanato”, com Ronaldo Veras e Marta Paixão, Gastronomia, e muita música regional. 

Feira Piauí Criativo chega ao último dia unindo arte, cultura e culinária | Foto: Raíssa Morais

“Eu acho que é importante esse evento, dessa visão que a sociedade tem do artesanato, com a criação, muitas mulheres trabalhando com artesanato, então é muito importante para o Nordeste, para o Piauí e para nossa Teresina”, explica Marta Paixão.

Do outro lado, o arquiteto Ronaldo Veras, que também teve oportunidade, ressaltou que o Piauí deve ter a cara do artesanato piauiense, e que as pessoas precisam conhecer mais dessa cultura.

“É preciso que o artesanato se mostre mais, é importante, porque na verdade, a gente aproxima o público do artesanato, que às vezes fica muito distante, e a gente precisa cada vez colocar a frente né e deixar o nosso estado com a cara do nosso artesanato, Nós precisamos trabalhar o nosso e estamos aqui nesta feira incentivando o público”, ressalta Ronald Veras.

A 2ª edição da Feira Piauí Criativa deu a oportunidade para o público conhecer, participar e até regozijar da cultura e da arte teresinense e piauiense, foi o que disse o professor e diretor de teatro, Edinho do Monte, que esteve no local.

"É muito importante, fiquei surpreso. Porque eu já conhecia e frequentava a feira. É muito interessante, porque vem complementar a cultura. A gente vê que tem comunidade aqui, como a Mimbó, e não só ela, mas como outras comunidades daqui, e tudo isso agrega valor cultural para nossa cidade, a nossa cultura, do nosso sotaque nordestino, nossa identidade cultural. É importante que as pessoas venham, comam, bebam, e desfrutem desse espaço, desse momento cultural, de muita importância”, explica Edinho do Monte. 

O Diretor do Grupo Meio Norte de Comunicação, Wrias Moura, contou que o evento alavanca a agenda cultural de Teresina e do Piauí, além de garantir que a população volte a experimentar essas sensações.

"O Piauí Criativo está se adequando à agenda cultural diversificada. O Centro de Convenções está contribuindo para isso. Montando uma agenda diversificada, que só essa semana nós teremos terça e quarta, a Feira da Beleza, quinta tem o show gospel com a Cassiane, no fim de semana, um show de MPB com Fernando Mendes, todos os eventos próprios e realizados pelo Centro de Convenções de Teresina nessa parceria de gestão com a Kalor Produções. A gente está contribuindo com essa programação cultural diversificada no Piauí, garantindo assim que a população volte a experimentar essa sensação tão bacana, no que quer fazer na cidade", disse Wrias Moura.

COMIDAS TÍPICAS, PRATOS REGIONAIS 

Durante o evento, a nossa reportagem encontrou algo novo e inusitado, um estande de vinho, o Mar Del Vinho, que chamou atenção pelo seu nome exotico. 

"Nós estamos aqui hoje apresentando essa novidade, uma degustação do nosso vinho, da nossa loja. A ideia de trazer o Mar Del Vinho para cá, é um pouco fora da realidade. Nós produzimos a adega, e nada mais é interessante do que agregar os vinhos à Feira. É uma novidade", disse a proprietária do Mar Del Vinho.

Empresários que estiveram na Feira, contam como foi importante o evento para a gastronomia | Foto: Raíssa Morais

“Está sendo uma experiência incrível, a gente está gostando de tudo aqui, perdeu quem não veio, a gente trouxe nossos doces, nossa comida, farofa com cuscuz, o ambiente está maravilhoso para crianças, ambiente climatizado, muito bom o Piauí Criativo”, disse o Atila Cavalcante, empresário, do Restaurante Borogodó Vila Food.

Empresários que estiveram na Feira, contam como foi importante o evento para a gastronomia teresinense, para apresentar ao público a cultura nordestina e piauiense. O desejo de todos, é poder participar e cooperar nas próximas edições. 

“A experiência está sendo ótima, a gente está tendo muito apoio da TV Meio Norte, da Kalor Produções, e está sendo sucesso total, a gente está surpreso, é o primeiro ano do a gente e é sucesso total”, conta Evandro Albuquerque, da Cia da Picanha.

“Nos estamos muiotos satifdfetiso em pdoer participar da feira Piauí Criativo, no Grupo Meio Norte, da Kalor Produções, e espero que tenha maia vez e que possamos comparecer”, conta Germano Liarte, da loja Coisa Xique Artesanatos.

Feira Piauí Criativo ofereceu uma programação cultural diversa | Foto: Raíssa MoraisPRIMEIRO DIA DA FEIRA PIAUÍ CRIATIVO 

O primeiro dia da Feira Piauí Criativo ofereceu uma programação cultural diversa, com um show musical de Benício Bem, seguido por uma roda de conversa com Raiangel e Geofre Saraiva, do Comidas e Lugares, e Joana, do Eu Sou Caju, conhecidos pelas suas publicações descontraídas sobre comida nas redes sociais. 

Entre as opções gastronômicas presentes no evento, a Companhia da Picanha, comandada pelo empresário Lucas Rafael Soares, chamou muita atenção do público do Piauí Criativo, que pode saborear picanha na parrilla e deliciosos hambúrgueres artesanais. O empresário elogiou o evento e ressaltou a importância dele para os microempreendedores.

O evento foi patrocinado pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES