FMS faz bloqueio vacinal após descoberta de sagui positivo para a raiva

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, o sagui foi encontrado no último dia 21 de abril, com sinais de adoecimento por raiva

FMS faz bloqueio vacinal após descoberta de sagui positivo para a raiva | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) faz um alerta para a população sobre o diagnóstico positivo de raiva em um sagui encontrado em uma escola do bairro Planalto Ininga. Diante da situação, a FMS está realizando o bloqueio vacinal de cães e gatos da região a partir de amanhã (27). 

O bloqueio consiste na imunização de animais domésticos contra a doença. Ele será realizado em todo o bairro Planalto Ininga, parte dos bairros Ininga e Horto Florestal, além da área do Hospital Universitário da UFPI. A metodologia utilizada será a vacinação casa a casa, feita pelos agentes de combate as endemias.

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, o sagui foi encontrado no último dia 21 de abril, com sinais de adoecimento por raiva. Ele foi imediatamente enviado aos órgãos competentes e, após confirmação da positividade pelo Centro de Zooonoses da FMS, foi dado início às medidas cabíveis conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. “A equipe iniciou a busca ativa de pessoas que tiveram contato com o animal e constatou que ele não agrediu humanos nem animais, entretanto todos aqueles que o manusearam, desde o recolhimento até a necropsia, realizaram o protocolo recomendado para este caso”, informou o diretor de Vigilância em Saúde da FMS, Walfrido Salmito. 

O diretor pede ainda que todos os moradores de Teresina tomem as medidas preventivas necessárias, dentre elas: evitar alimentar animais silvestres presentes no perímetro urbano e rural da cidade, evitar o contato com esses animais silvestres, evitar a domesticação de animais silvestres e manter atualizada a situação vacinal de seus animais domésticos contra a raiva. “Lembramos que a campanha de vacinação contra raiva de animais domésticos acontece anualmente em Teresina”, informa Walfrido Salmito.

Em caso de mordida ou contato com saliva de animal, a população deve buscar atendimento no Hospital da Primavera, referência para o atendimento e manejo de acidentes com animais potencialmente transmissores da Raiva em Teresina. O hospital se localiza na Av. Duque de Caxias, 2660 - Primavera, zona norte da cidade, e a sua sala de vacinação tem funcionamento durante todos os dias até as 17 horas.

Os sintomas da raiva em humanos incluem febre, mal-estar, dor de cabeça e, posteriormente, alterações do comportamento, convulsões e paralisia. A vacinação está indicada em casos de acidentes graves com animais suspeitos da doença. E só deve ser realizada com indicação médica.

“É importante lembrar que o controle da raiva é responsabilidade de todos. Contamos com a colaboração da comunidade para manter a cidade livre desta doença. Caso você identifique próximo a sua residência, trabalho, escola e outros, qualquer animal com comportamento suspeito, não tente manusear e entre em contato com as autoridades de saúde”, pede Walfrido Salmito.

Para mais informações, a população pode entrar em contato com os seguintes órgãos e telefones:

- Gerência de Epidemiologia da FMS: (86) 3215 -7735

- Centro de Controle de Zoonoses de Teresina: (86) 3215-9144 

- Polícia Ambiental: (86) 3223-7221



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES