Fonteles anuncia apoio para instalação de centro cultural em Campo Maior

Um prédio histórico será transformado em um ponto de cultura para oferecer atividades culturais, educacionais e esportivas

Fonteles anuncia apoio para instalação de centro cultural em Campo Maior | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira (27), durante uma audiência no Palácio de Karnak, o governador Rafael Fonteles anunciou o apoio do Governo do Estado para a instalação do Palácio das Artes e Cidadania de Campo Maior. A instituição será localizada no antigo Centro Operário Campomaiorense, um prédio histórico que será transformado em um espaço cultural para a realização de diversas atividades, como esportes, educação e cultura.

Durante a reunião, o governador se encontrou com gestores da cultura e uma jovem talentosa da cidade de Campo Maior, Luana Sousa, de apenas 12 anos. Luana é uma das participantes do programa The Voice Kids, da TV Globo, e já foi classificada para a próxima etapa do programa.

Luana estuda canto no Lar da Juventude, uma entidade que recebe apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e que promove a cultura em Campo Maior.

Fonteles anuncia apoio para instalação de centro cultural em Campo Maior - Foto: Ascom

Segundo o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, o talento de Luana foi descoberto durante a pandemia, quando a Secult fortaleceu os investimentos nas atividades culturais no estado. “Foi o período em que houve mais investimentos nos artistas e nas casas de cultura. A Luana vem justamente deste trabalho, no Lar da Juventude. Um grande diamante lapidado e dando frutos”, ressaltou o gestor.

A artista mirim disse que canta desde os cinco anos de idade. “Em 2021 entrei no projeto Lar da Juventude. Agora quero melhorar para que eu consiga passar para a próxima fase do The Voice Kids, mas independente do resultado eu já me sinto uma vitoriosa” disse a cantora.

Fonteles anuncia apoio para instalação de centro cultural em Campo Maior - Foto: Ascom

Ampliação do projeto

O Lar da Juventude deve ser incorporado ao Palácio das Artes e Cidadania. Atualmente, a instituição funciona onde era a Cadeia Pública de Campo Maior, um espaço que foi adaptado com recursos do Governo do Estado para servir à população. O espaço físico atual está pequeno para o tamanho da procura. “Tem um prédio antigo que será reformado, assim como a cadeia pública que se tornou a escola onde a Luana estudou. Agora, eles querem um espaço bem maior que vai se chamar Palácio das Artes e Cidadania. O poder público vai ajudar para que nós tenhamos mais e mais talentos ali na região dos carnaubais”, anunciou o governador.

A instituição atende a 350 crianças e adolescentes da rede pública de ensino, oferecendo aulas de teatro, balé, canto, coral polifônico, além de instrumentos musicais como saxofone, trompete, trombone, violino e violoncelo.

“No Palácio das Artes vamos conseguir atender mais de mil jovens e crianças. Esta ajuda do governo é fundamental. O espaço é grande, histórico e atende todas as nossas necessidades. Inclusive vamos trabalhar também formação escolar e esporte” acrescentou Gean Medeiros, presidente da Associação Centenário do Centro Operário de Campo Maior.

Fonteles anuncia apoio para instalação de centro cultural em Campo Maior - Foto: Ascom

A reforma para instalação do Palácio das Artes está orçada em R$ 749 mil e deve ser executada sob supervisão da Secult, com investimentos do Governo do Estado, por meio do Sistema de Incentivo à Cultura do Estado do Piauí (Siec). 

O deputado estadual Fábio Novo, ex-secretário da Cultura; a secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes; os pais e o professor de canto de Luana, também participaram da reunião no Palácio de Karnak.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES