Fóssil de espécie de camarão com 90 milhões de anos é descoberto no Piauí

O primeiro exemplar desse achado foi encontrado em solo piauiense e foi batizado de Somalis piauiensis

Camarão fóssil com cerca de 90 milhões de anos | Divulgação/UFPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um novo gênero e espécie de camarão fóssil com cerca de 90 milhões de anos foi descoberto por cientistas brasileiros na região oeste da Bacia do Arapide, no município de Caldeirão Grande do Piauí. A pesquisa foi liderada pelos paleontólogos, Paulo Victor de Oliveira, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Olga Alcântara Barros, da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Conforme os especialistas, uma descoberta inédita foi feita na área da paleontologia mundial, e isso aumenta a diversidade já existente no grupo de camarões fósseis. 

O primeiro exemplar desse achado foi encontrado em solo piauiense e foi batizado de Somalis piauiensis. Esse nome é uma homenagem à paleontóloga Maria Somália Sales Viana, docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em Sobral, no Ceará, que tem se destacado pelos seus estudos sobre geologia e paleontologia da Bacia do Araripe, bem como pelas suas contribuições ao país.

O artigo científico foi publicado no periódico internacional ZOOTAXA. A pesquisa foi financiada em parte pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e pelo Edital Mulheres na Ciência.

Professores Paulo Victor e Olga Alcântara - Divulgação/UFPI

O professor Dr. Paulo Victor de Oliveira, coordena o Laboratório de Paleontologia de Picos, onde desenvolve pesquisas paleontológicas no Piauí há 10 anos. O laboratório é vinculado ao Núcleo de Pesquisas Naturais do Semiárido do Piauí (NUPECINAS).

A professora Olga Alcântara Barros é pesquisadora visitante no Museu de Paleontologia da URCA, Plácido Cidade Nuvens em Santana do Cariri, Ceará, e coordena o Laboratório de Imagem (LAGEM-URCA).

 (Com informações da UFPI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES