Governo do Piauí lança Campanha de Vacinação contra Aftosa nesta terça (16)

Após a imunização, os produtores rurais terão até o dia 15 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho

Governo do Piauí lança Campanha de Vacinação contra Aftosa nesta terça (16) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado do Piauí lançará amanhã, 16 de maio, às 8h, a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A cerimônia de lançamento ocorrerá na Fazenda JM, localizada na PI-113, Km 16, no Povoado Coroatá, na zona rural de Teresina. Aproximadamente 1,8 milhão de bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser vacinados nesta etapa.

O prazo para vacinação do rebanho se encerrará no dia 31 de maio. Após a imunização, os produtores rurais terão até o dia 15 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho por meio do Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).

A Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) está alertando os produtores que sem a vacinação, eles podem ser multados e ficam impedidos de comercializar e transportar o animal, pois não conseguirão emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). Além disso, os produtores precisam comprovar a vacinação para conseguir financiamento com os bancos e para comprar milho na Conab, que é utilizado na ração animal.

Vacinação contra brucelose

Durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa, os produtores também devem imunizar as bezerras de três a oito meses contra a brucelose, uma zoonose que pode afetar mamíferos e seres humanos. É importante aproveitar o momento da vacinação para realizar esse manejo.

A vacina contra a brucelose é uma dose única e apenas fêmeas são vacinadas. O animal vacinado fica imunizado por toda a vida. A aplicação da vacina deve ser realizada por um médico veterinário cadastrado na Sada/Adapi, ou por um técnico ou auxiliar sob a responsabilidade de um médico veterinário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES