Governo do Piauí lança Jogos Escolares; R$10 mi serão investidos em esporte

Os Jepis serão realizados entre os dias 27 junho e 2 de julho, em Teresina, após as etapas municipais, regionais e nos polos do estado

Rafael Fonteles durante o lançamento dos Jogos Escolares Piauienses 2023 | Régis Falcão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira (17), os Jogos Escolares Piauienses (Jepis) 2023, em solenidade no Palácio de Karnak. A cerimônia reuniu autoridades, políticos, federações esportivas, estudantes e atletas piauienses, e trará novidades da competição que é uma das mais importantes do estado. O objetivo é realizar um evento que visa a participação de representantes de Teresina e de todos os demais municípios do estado.

Os Jepis serão realizados entre os dias 27 junho e 2 de julho, em Teresina, após as etapas municipais, regionais e nos polos do estado. O evento ocorrerá em vários espaços esportivos da capital e contará com a participação de estudantes de 12 a 17 anos das escolas estaduais, municipais, privadas e federais de todo o Piauí, que competirão em 18 modalidades esportivas, onde os campeões representarão o estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), comemorou a abertura dos jogos escolares. De acordo com o chefe do executivo piauiense, a meta é dobrar os investimentos nos esportes. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, o empenho na área superou o de 2022. A previsão é que ainda sejam aplicados, no total, R$ 10 milhões em recursos.

"Esporte é prioridade na nossa gestão, nós falamos disso na campanha. Apostar no esporte é uma maneira de você investir com pouco recurso e você gera um impacto enorme na sociedade. Então, nós estamos apostando muito nos Jogos Escolares, no esporte amador, com bolsa atleta, com o SIEC do esporte e no esporte profissional, apoiando o futebol masculino e feminino, mas também outras modalidades esportivas. Vamos investir a cada ano, a ideia é bater o recorde do ano anterior. Esse ano já é o recorde do investimento do esporte. E no ano nós vamos bater o recorde desse ano", afirmou Rafael Fonteles.

Governador do Piauí Rafael Fonteles - Foto: MartaSantos/MeioNorte

De acordo com a secretária de Estado dos Esportes, Josiene Campelo, os Jogos Escolares vão muito além de uma competição esportiva. “Além de contribuir para a qualidade de vida das crianças e jovens piauienses, os Jepis ajudam a promover a inclusão social e o espírito esportivo. O reflexo positivo atinge não só o estudante em seu ambiente escolar, mas também enquanto cidadão, muitas vezes formando um atleta profissional, como tantos, que começaram nos jogos escolares, a exemplo da nossa medalhista olímpica Sarah Menezes”, pontua a gestora.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, chama a atenção da importância da parceria entre esporte e educação. “Acreditamos e apostamos na integração da escola com o esporte porque traz valores importantes para formação dos nossos estudantes como, por exemplo, liderança, trabalho em equipe, perseverança e superação. Esses aspectos, aliados à educação, ajudam no aprendizado e no desenvolvimento social dos nossos jovens. Por isso, eventos como esse são tão importantes”, explica o gestor.

Os Jepis é um evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretária de Estado da Educação (Seduc) e apoio da Secretaria de Estado Para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec), Federação de Esportes Estudantis do Piauí (Feepi), Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teresina (Semec), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Piauí (Sinepe) e das Secretarias Municipais de Educação e Esportes dos municípios do interior do estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES