Governo lança Campanha de Vacinação contra Aftosa na sexta-feira (12)

A meta é imunizar 1.867.498 animais, incluindo 1.866.783 bovinos e 715 bubalinos, de todas as idades

Governo lança Campanha de Vacinação contra Aftosa na sexta-feira (12) | Toninho Tavares/Agência Brasília
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado do Piauí lançará na sexta-feira, dia 12, a primeira fase da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa. A cerimônia de lançamento será realizada na Fazenda JM, localizada no Povoado Coroatá, na zona rural de Teresina. A meta é imunizar 1.867.498 animais, incluindo 1.866.783 bovinos e 715 bubalinos, de todas as idades.

A vacinação foi iniciada no dia 1º de maio e seguirá até o dia 31 deste mês. Os criadores terão até o dia 15 de junho para declarar a imunização de seus animais junto à Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). A declaração deve ser registrada no Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).

A Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) tem como objetivo manter a meta de imunização de 90% do rebanho, que tem sido alcançada nos últimos anos. Com esses índices, o Piauí alcançou o status de zona livre da aftosa com vacinação.

“Todo produtor precisa prezar pela sanidade do seu rebanho, além de evitar multas caso não vacine seu gado. Sem a vacinação contra febre aftosa, o produtor fica impedido de comercializar e transportar o animal, pois para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), ele precisa estar com a vacinação em dia. Até mesmo para comprar o milho da Conab, ou conseguir financiamento com os bancos para melhorar seus negócios”, explica o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. 

Vacinação contra a Brucelose

O produtor também precisa fazer a vacina contra a brucelose, que é uma zoonose, que afeta outros mamíferos e bovinos, e pode afetar também o ser humano. “É importante lembrar aos criadores piauienses que, nessa 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa, o criador também deve aproveitar o manejo e realizar a vacinação de suas bezerras de três a oito meses contra a brucelose”, explicou Idílio Moura, gerente de Defesa Sanitária Animal da Adapi. Ao todo, 110 mil bezerras devem ser imunizadas.

A vacina contra brucelose é dose única, ou seja, uma vez vacinado, o animal está imunizado por toda a vida, e só se vacinam fêmeas. Lembrando que a vacina deve ser aplicada por um médico veterinário cadastrado na Sada/Adapi, ou por um técnico ou, ainda, por um auxiliar sob a responsabilidade de um médico veterinário. Veja mais notícias no Meio Norte.com

(Com informações da Adapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES