Hospital Infantil registra aumento de síndrome respiratória aguda grave

De acordo com o profissional, os casos mais comuns são de bronquiolite e síndromes respiratórias

Hospital Infantil registra aumento de síndrome respiratória aguda grave | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil tem registrado, nos últimos meses, um aumento dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças e adolescentes, incluindo os vírus influenza, vírus sincicial respiratório (VSR) e o SARS-CoV-2 (Covid-19). No Piauí, o Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) teve que reorganizar os leitos para atender a demanda decorrente dos agravamentos de novos casos.

O pediatra Ramon Nunes, plantonista do Hilp, informa que o estado vive um aumento significativo no número de infecções respiratórias, principalmente na pediatria. “São bronquiolites em bebês de até dois anos, com síndromes respiratórias agudas graves, e também nas crianças maiores, o que exigiu do hospital a necessidade de novos leitos para a reorganização nas enfermarias”, afirma o médico.

De acordo com o profissional, os casos mais comuns são de bronquiolite e síndromes respiratórias. “Tivemos que separar nas enfermarias quatro leitos específicos para bronquiolite em lactentes que tenham desconforto, necessidade de oxigênio e atendimento especializado. Com isso, garantimos maior segurança para a população”, informa o pediatra.

Diariamente, o Hospital Infantil Lucídio Portella registra a chegada de crianças com sintomas como febre, tosse, dores de cabeça e no corpo. Para Ramon Nunes, a higiene pessoal é o principal modo de evitar a contaminação por vírus. Outra medida importante é evitar o contato direto com uma pessoa doente.

“Evitar locais aglomerados, evitar locais fechados, redobrar cuidados de higiene e de lavagem das mãos. Esse vírus é transmitido tanto do doente para outras pessoas, como até pelo contato com as mãos nas maçanetas e nos objetos contaminados que também podem transmitir essas viroses”, orienta o pediatra.

(Com informações da Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES