IFPI lança Vestibular 2024 e inclui temas regionais no conteúdo das provas

Na área de Literatura, por exemplo, serão contempladas obras de autores locais, como Torquato Neto e Esperança Garcia

IFPI lança Vestibular 2024 e inclui temas regionais no conteúdo das provas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com um evento realizado na terça-feira, 30, na Reitoria, o Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou o Vestibular 2024. A novidade do dia foi o anúncio da inclusão das disciplinas de Literatura, Geografia e História do Piauí no conteúdo programático do processo seletivo para ingresso em cursos superiores.

As questões regionais no Vestibular abordarão conteúdos como a estrutura colonial e lutas pela independência no Piauí, Caracterização Geoambiental e Dinâmicas socioeconômicas recentes da região. Na área de Literatura, por exemplo, serão contempladas obras de autores locais, como Torquato Neto e Esperança Garcia.

"O que temos observado é que muitos jovens não conhecem a geografia, a história e a literatura piauiense. Então, a retomada desses temas regionais tem como objetivo principal apresentar e incentivar o estudo sobre nossas raízes e nossa cultura", destacou o reitor Paulo Borges da Cunha.

Odimógenes Soares, pró-reitor de Ensino do IFPI, fez sua apresentação com dados do Vestibular 2023 e novidades da próxima edição. A previsão é de que o edital seja divulgado em setembro e conte com mais de 2 mil vagas na maioria dos campi do IFPI. “Estamos lançando o Vestibular ainda no primeiro semestre, com essa novidade dos temas regionais, para que as escolas e estudantes se preparem no tempo adequado”, explicou.

A solenidade de lançamento contou com a presença de gestores e servidores do IFPI, além de professores das três áreas e representantes da Academia Piauiense Letras (APL), Academia de Ciências do Piauí (ACIPI), Secretaria de Estado da Educação (SEDUC-PI), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado do Piauí (SINEPE-PI). A apresentação cultural ficou por conta do professor Vágner Ribeiro, do Campus José de Freitas.

(Com informações do IFPI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES