Imepi inicia Operação Festa Junina em estabelecimentos de Teresina

Durante todo o mês, os fiscais do Instituto vão vistoriar supermercados e demais estabelecimentos que comercializam produtos típicos das Festas Juninas

Imepi inicia Operação Festa Junina em estabelecimentos de Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (1º), o setor de pré-medidos do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) deu início à Operação Festas Juninas na cidade de Teresina. Durante todo o mês, os fiscais do Instituto realizarão inspeções em supermercados e outros estabelecimentos que vendem produtos típicos dessa época, tais como canjica, massa de milho, mistura para bolo, coco ralado, creme de leite, doces em geral, milho para pipoca, entre outros.

Os produtos obtidos nos estabelecimentos serão encaminhados ao laboratório do setor de pré-medidos para análise quantitativa. Após a avaliação, os produtos aprovados podem ser devolvidos ao fabricante ou doados a instituições beneficentes devidamente registradas. No caso de irregularidades, o fabricante estará sujeito a uma multa, cujo valor varia de cem a um milhão e quinhentos mil reais, conforme as regulamentações estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 

Segundo a diretora geral do Imepi, Patricia Leal, o objetivo da Operação Festa Junina é proteger o consumidor de possíveis fraudes, permitindo que produtos de melhor qualidade permaneçam nos supermercados. “A Operação vai continuar até o fim do mês. Durante todo esse período, nossas equipes vão estar em campo para realizar as fiscalizações. Caso o consumidor desconfie de alguma infração, pedimos que envie uma denúncia de forma anônima para o telefone da Ouvidoria do Instituto, com o número (86) 99456-1921″, finaliza a gestora.

Imepi e Procon realizam vistoria em postos de combustível

A direção do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) e o Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI) visitaram vários postos de combustíveis. A ação visa garantir o direito do consumidor e combater possíveis irregularidades nas bombas de combustível.

De acordo com a diretora-geral do Instituto, Patrícia Leal, essa parceria entre Imepi e Procon endossa o compromisso dos órgãos em fiscalizar os postos de combustível, além de garantir mais agilidade no momento da vistoria. “Nossa equipe verifica as não conformidades das bombas medidoras de combustível, enquanto o Procon vistoria a qualidade e quantidade do produto. Esse trabalho feito em conjunto tem agilizado nossas demandas em defesa da população”, explica.  

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES