Lei cria Rota das Cachoeiras do Piauí com inclusão de 18 cidades no roteiro

Segundo a lei, os passeios deverão proporcionar aos visitantes experiências na área gastronômica e vivências culturais

Lei cria Rota das Cachoeiras do Piauí com inclusão de 18 cidades no roteiro | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O turismo no estado do Piauí ganhou um novo atrativo com a criação da Rota das Cachoeiras, um roteiro turístico que contempla 18 municípios que possuem cachoeiras. A lei, sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT), tem o objetivo de valorizar as potencialidades turísticas de cada local.

A iniciativa prevê a criação de um roteiro integrado com a participação de prefeituras, instituições públicas do estado do Piauí voltadas para o turismo e o meio ambiente, guias turísticos e empresas privadas do setor turístico. Essas entidades serão responsáveis por atividades como transporte, alimentação, cultura, segurança, educação e hotelaria.

Os municípios que farão parte da rota são: Esperantina, União, Piracuruca, Batalha, Cocal dos Alves, Piripiri, Pedro II, Campo Maior, Capitão de Campos, Juazeiro do Piauí, Jatobá do Piauí, Castelo do Piauí, Novo Santo Antônio, São Pedro do Piauí, São Félix do Piauí, Valença do Piauí, Alto Longá e Milton Brandão. Essas cidades já foram mapeadas pelo governo do estado, mas novas cachoeiras podem ser incluídas na rota.

De acordo com a lei, os passeios deverão oferecer experiências gastronômicas e culturais aos visitantes, incluindo visitas a espaços de interesse cultural, histórico e comercial nas localidades. A Secretaria de Estado do Turismo será responsável por cadastrar os prestadores de serviços nas diversas áreas e fornecer informações sobre os passeios, horários, locais, datas e transporte credenciado.

Setur e Corpo de Bombeiros orientam turistas sobre passeios em cachoeiras

O Piauí é repleto de cachoeiras que enchem os olhos dos turistas, especialmente nos primeiros meses do ano, quando o espetáculo proporcionado pelas águas, no período chuvoso, deixa a paisagem ainda mais contemplativa. E para quem curte esse tipo de aventura, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Corpo de Bombeiros reforçam a importância de seguir as normas de segurança propostas pela corporação e elenca algumas orientações para que o passeio aconteça de forma segura e divertida.

A primeira delas, explica a coronel Najra Nunes, é se programar, o que inclui verificar as condições climáticas no dia da visita e também nos dias anteriores ao passeio. Ela lembra que neste período de chuvas mais intensas pode acontecer o fenômeno conhecido como cabeça d’água, que é um aumento rápido e repentino do nível da água.

Outra recomendação é fazer esses passeios sempre acompanhado. “Passeios por trilhas e cachoeiras devem ser feitos sempre acompanhados e com a orientação de um guia de turismo, que conheça a região e que tenha experiência nesse tipo de aventura”, pontua Najra. Veja mais notícias no Meio Norte.com

(Com informações da CCom)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES