MPPI estuda projeto de prevenção à violência nas escolas e cultura de paz

A Nota Técnica também prevê a comunicação às autoridades policiais locais com atribuições, para a apuração e repressão dos fatos, sem prejuízo das diligências anteriores.

MPPI estuda projeto de prevenção à violência nas escolas e cultura de paz | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (CAODEC), apresentou sugestões estratégicas de atuação para prevenção à violência e promoção da cultura de paz no ambiente escolar.

Conforme a coordenadora do CAODEC/MPPI, promotora de Justiça Flávia Gomes, o objetivo é promover a atuação estratégica dos Órgãos de Execução do MPPI, com respeito à independência funcional, para a implementação dessas medidas, de forma a articular a rede de proteção, independente da existência de denúncias.

“A violência escolar é um fenômeno multifatorial e crescente no país, então a escola deve buscar apoio fora dos seus muros, uma vez que as ocorrências vivenciadas em seu interior são reflexos de uma sociedade que muito utiliza a violência como resposta a suas contradições”, explicou a promotora.

Para isso, deve ser instaurado procedimento administrativo para implantação de medidas de prevenção, buscando articulação e reunião com a rede de educação, saúde mental, redes de proteção e forças de segurança, visando a conhecer a estrutura já estabelecida de prevenção e enfrentamento de conflitos e situações de violência contra a escola e aprimorá-las, além de estabelecer fluxo de comunicação e pontos focais em cada órgão, privilegiando a solução consensual de conflitos com a participação de profissionais da educação e comunidade escolar.

Dessa forma, pretende-se construir uma cultura de paz nas escolas. Entretanto, a solução consensual tem como exceção os casos de ataques violentos e outras ocorrências de igual gravidade que configurem crimes.

A partir do encaminhamento do registro policial ou do recebimento de notícia de ataque de outra fonte contra a escola, deve-se seguir o fluxo previamente pactuado com a rede para resposta célere, no sentido de buscar informações do adolescente e núcleo familiar, tanto junto à unidade escolar, como às redes de proteção, como CRAS, CREAS e Conselho Tutelar, e aos equipamentos de saúde mental, tais como CAPS, ambulatório, UBS, UPA e prontos socorros.

A Nota Técnica nº 02/2023 – CAODEC/MPPI também prevê a comunicação às autoridades policiais locais com atribuições, para a apuração e repressão dos fatos, sem prejuízo das diligências anteriores, conforme a presença de maiores elementos de informação no registro ou notícia.

CANAL DE DENÚNCIAS - ESCOLA SEGURA

A NT frisa a importância de divulgar o canal Escola Segura, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Por meio desse link (https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura), o canal exclusivo para recebimento de informações acerca de ameaças e ataques contra instituições de ensino possibilita a denúncia anônima dos denunciantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES