No DF, Fonteles participa de homenagem aos 200 anos da Batalha do Jenipapo

Rafael Fonteles apresentou, ainda, as potencialidades do Piauí durante a solenidade, na Câmara dos Deputados

No DF, Rafael participa de homenagem aos 200 anos da Batalha do Jenipapo | Divulgação/Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último dia 13 de março, a Batalha do Jenipapo completou 200 anos. Essa batalha foi fundamental para a Independência do Brasil e ocorreu no município de Campo Maior em 1823. Em homenagem a esse evento histórico, foi realizada uma Sessão Solene na Câmara dos Deputados em Brasília nesta terça-feira (11). 

O governador Rafael Fonteles esteve presente na cerimônia. “Estamos aqui para prestar as devidas homenagens e exaltar a importância dessa batalha, que foi fundamental para consolidar o Brasil independente que temos hoje”, disse. Na oportunidade, o governador apresentou, também, as potencialidades do Piauí e o trabalho que vem sendo executado por sua gestão no estado. 

O governador declarou que a solenidade foi especial para todos os piauienses, pela exaltação à história do Piauí como combatente pela independência nacional. “Hoje vivi um momento muito especial aqui, em Brasília. Participei da sessão solene na Câmara dos Deputados para celebrar os 200 anos da Batalha do Jenipapo, um momento muito importante da nossa história que ajudou nosso país a ser livre. Agradeço ao deputado federal Flávio Nogueira, que propôs essa sessão especial que ajuda a divulgar a importância desse episódio para todo o Brasil”, afirmou o governador em suas redes sociais.

Sessão solene na Câmara Federal em homenagem aos 200 anos da Batalha do Jenipapo - Foto: Ascom

“Fiquei emocionado também porque pude estar no mesmo local onde meu pai, Nazareno Fonteles, sempre se pronunciava como deputado federal e de onde também pude falar sobre as potencialidades do nosso Piauí”, lembrou o governador, que continua em Brasília, e a partir das 15h, participa de audiência com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Sandoval Feitosa, e com o diretor da agência, Ricardo Tili.

Durante a solenidade em homenagem aos 200 anos da Batalha do Jenipapo, o governador Rafael Fonteles ressaltou a importância desse evento histórico para a história do Brasil e afirmou que como governador, tem a missão de disseminar o conhecimento sobre essa batalha por todo o país. 

O presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira, também fez um discurso destacando a relevância da Batalha do Jenipapo como símbolo da luta pela liberdade e da formação do país, ressaltando que a constituição do Brasil como estado nacional não foi um processo pacífico e custou a vida de muitos brasileiros. 

A sessão solene contou com a presença do senador Marcelo Castro, representando o Congresso Nacional, da deputada Jannaina Marques, representando o Legislativo Estadual, do ministro Wellington Dias e do prefeito de Campo Maior, João Félix.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES