Novo RG será expedido na Câmara Municipal de Teresina a partir deste mês

O presidente da Câmara de Vereadores fez a solicitação para a instalação de um posto de atendimento do Instituto de Identificação, na sede da Câmara.

Novo RG será expedido na Câmara Municipal de Teresina a partir deste mês | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) vai, a partir deste mês de maio, passar a expedir a nova Carteira de Identidade Nacional (CNI). O objetivo é descentralizar a emissão do documento, garantindo mais agilidade à população. Em reunião com o secretário estadual de segurança pública, Chico Lucas, o presidente da Câmara de Vereadores, Enzo Samuel fez a solicitação para a instalação de um posto de atendimento do Instituto de Identificação, na sede da Câmara.

Novo sistema

Além do novo layout, o documento traz um sistema biométrico informatizado, com captação das impressões digitais por meio de leitor óptico. A emissão do RG Nacional acontece em três pontos na capital: os postos do Instituto de Identificação no Espaço Da Cidadania do Shopping Rio Poty e do Show Auto Mall, além da sede do órgão na Praça Saraiva.

Antônio Torres, diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), alertou que os RG’s atuais continuam válidos e não há necessidade de correria para substituir o documento. “Se eu perdi o documento ou fui assaltado, este já vai tirar a segunda via digital. Crianças, menores (de 18 anos), que precisam do primeiro RG, também serão 100% digital.

Os demais serão atendidos no tempo de renovação normal do RG” explicou. O projeto de modernização envolve a ATI e a Secretaria de Segurança Pública. “Um RG com itens bem seguros, como marca d’água e outros itens, que vão dificultar fraudes como já aconteceu”, ponderou o delegado-geral da Polícia Civil, Luccy Keyko Paraíba.

Para o secretário da Segurança, coronel Rubens Pereira, a inovação permite uma celeridade na emissão dos documentos de identificação e, principalmente, oferece uma maior segurança para a população. “É algo inovador e importantíssimo para toda a população e também para dar segurança, essa garantia que nós queremos ao sistema de expedição de identidade para o Piauí, acompanhando o que já acontece em outros estados do Brasil”, pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES