OAB de Parnaíba e TJ-PI se reúnem para discutir melhorias para o litoral

O requerimento de nomeação de um juiz auxiliar para a comarca de Luís Correia e a criação da Central de Inquéritos em Parnaíba foram alguns dos assuntos discutidos durante a reunião.

OAB de Parnaíba e TJ-PI se reúnem para discutir melhorias para o litoral | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em uma reunião realizada na manhã de segunda-feira (29), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Parnaíba, Rômulo Silva Santos, se encontrou com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa para tratar de demandas relacionadas à advocacia na região litorânea do estado.

O requerimento de nomeação de um juiz auxiliar para a comarca de Luís Correia e a criação da Central de Inquéritos em Parnaíba foram alguns dos assuntos discutidos durante a reunião.

OAB de Parnaíba e TJ-PI se reúnem para discutir melhorias para o litoral (Foto: Divulgação)

“Um dos pontos principais que abordamos foi a criação da Central de Inquéritos em Parnaíba, o que certamente aliviaria a carga de trabalho das varas criminais. Além disso, destaco a importância do olhar social que o presidente do tribunal possui, visando aumentar o acesso à justiça para o norte do estado. Essa questão é de suma importância e está em destaque nos tribunais atualmente”, destacou Rômulo Santos.

Outra demanda apresentada pelo presidente da OAB em Parnaíba foi a criação de uma Vara Criminal na Comarca na cidade litorânea. Atualmente, a 1ª Vara Criminal concentra diversas competências, o que acaba gerando um acúmulo de processos e prejudicando a agilidade dos julgamentos. A proposta chega para descentralizar as atribuições e promover uma melhor organização dos processos criminais.

Além disso, durante a reunião, foi ressaltada a necessidade de suporte para a comarca de Buriti dos Lopes, que atualmente enfrenta um considerável acúmulo de processos. A OAB solicitou ao Tribunal de Justiça a designação de mais servidores e estagiários para a comarca e a construção de um novo fórum para proporcionar uma estrutura adequada para a realização das atividades jurisdicionais.

A OAB também enfatizou a importância de evitar a prática de atos ordinatórios que contenham conteúdo decisório, uma vez que essa atribuição é exclusiva dos magistrados. A medida pretende evitar equívocos e garantir a correta separação das competências entre os profissionais do direito.

Outro ponto discutido durante o encontro foi a isenção das custas cartorárias para os Casamentos Comunitários organizados em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Parnaíba. A OAB de Parnaíba solicitou ao Tribunal de Justiça do Estado do Piauí que fosse analisada a possibilidade de conceder essa isenção, visando promover a igualdade de acesso à justiça e facilitar a formalização das uniões matrimoniais.

O presidente do TJ do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa, disse que é preciso estabelecer parcerias sólidas com a OAB e trabalhar em conjunto para garantir uma justiça mais eficiente e acessível a todos. Agradeço ao presidente Rômulo por trazer essas pautas pertinentes e estou comprometido em analisar cada uma delas com o devido cuidado e atenção", concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES