Operação visa coibir o desmatamento ilegal na região Sul do Piauí

A fiscalização acontece até sexta-feira (19). Nos primeiros dias, a inspeção ocorreu na cidade de Uruçuí, Curimatá e Morro Cabeça do Tempo

As ações de fiscalização acontecem até esta sexta-feira (19) | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Operação Cerrado Vivo teve início nesta segunda-feira (15), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), visando coibir o desmatamento ilegal na região Sul do Piauí. As ações de fiscalização acontecem até sexta-feira (19), em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Civil, e com apoio da Delegacia de Meio Ambiente. Nos primeiros dias, a inspeção aconteceu  nas cidades de Uruçuí, Curimatá e Morro Cabeça do Tempo.

A Operação Cerrado Vivo iniciou nesta segunda-feira (15)./Divulgação

O policiamento visa impedir ações de desmatamento em reservas legais, em áreas indígenas, bem como o armazenamento e comercialização ilegal de madeira e a disposição irregular de resíduos sólidos. De acordo com a Semarh a fiscalização ocorre devido a denúncias, imagens via satélite e algumas requisições ministeriais encaminhadas, destacando principalmente na região da Serra Vermelha no Sul do Piauí.

 “No decorrer de maio a Semarh recebeu muitas denúncias de desmatamento ilgela no extremo sul do estado, onde esse tipo de infração ainda é recorrente, principalmente no cerrado”, disse Major Marinho, diretor de Fiscalização da Secretaria.

Os Auditores Ambientais Fiscais e os Policiais estarão durante toda a semana na área do Cerrado, realizando a vigilância. A equipe é formada por quatro auditores fiscais ambientais, quatro policiais civis, dois delegados de polícia civil, três policiais militares e um policial penal. Para a realização do trabalho, os envolvidos contam com duas viaturas disponibilizadas pela Semarh e duas viaturas da Delegacia do Meio Ambiente.

Preservação de aves 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com o Parque Nacional de Sete Cidades e a Área de Proteção Ambiental Serra da Ibiapaba, realizou a Operação Outono 2023 na última semana, entre os dias 8 e 12 de maio. O principal objetivo dessa operação foi combater a caça ilegal e o tráfico de animais nos estados do Ceará e do Piauí. 

A ação contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que auxiliou nas atividades de fiscalização e no combate aos crimes ambientais. Os municípios abrangidos pela operação foram Piracuruca, Brasileira, Piripiri e Pedro II, no Piauí, e Viçosa do Ceará e Granja, no Ceará.

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES