Piauí dará prioridade a famílias de baixa renda em programas habitacionais

Ministro Wellington Dias recebeu o diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional do estado para tratar de estratégias de moradia social

Piauí dará prioridade a famílias de baixa renda em programas habitacionais | Roberta Aline/ MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ao retomar a Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, o Governo Federal vai promover uma redução no déficit habitacional do país. Pessoas que vivem em residências improvisadas, muito habitadas, de aluguel ou favor e são de baixa renda são prioridades na iniciativa. O perfil é o das famílias inscritas no Cadastro Único, mais especificamente, as beneficiárias do Bolsa Família, que são aquelas pessoas na extrema pobreza.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, recebeu Carlos Edilson Rodrigues, diretor-geral da Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH) do Piauí, nesta terça-feira (18.04), para tratar de estratégias para incluir as pessoas mais vulneráveis nas ações de moradia social.

“Como presidente Lula tem afirmado, o Brasil voltou! E volta o Minha Casa, Minha Vida já nesta fase cuidando de habitações com projetos em andamento. O objetivo é resolver o problema de moradia para quem não tem casa e também garantir a geração de emprego e renda, sempre com o olhar para a habitação social”, afirmou o chefe do MDS.

Incumbido de realizar o elo entre os municípios, o estado e o Governo Federal, o diretor-geral da ADH, com experiência em gestão e trabalhos na área de inclusão social de pessoas privadas de liberdade, se mostrou alinhado com o objetivo do Governo Federal em combater a falta de moradia no país. “Vamos organizar no nosso estado para que possamos levar a faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida, para o maior número de pessoas e a gente diminua nosso déficit habitacional”, projetou Carlos Edilson Rodrigues.

Piauí dará prioridade a famílias de baixa renda em programas habitacionais - Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Minha Casa, Minha Vida (MCMV) oferece subsídio e taxa de juros abaixo do mercado para facilitar a aquisição de moradias populares e conjuntos habitacionais na cidade ou no campo até um determinado valor. Para serem atendidas, as famílias selecionadas devem preencher alguns requisitos sociais e de renda, além de não possuir imóvel em seu nome.

Em 14 de fevereiro de 2023, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou a retomada do programa, com a entrega de 2.745 unidades habitacionais e tendo como uma das principais novidades o retorno da Faixa 1, voltado para famílias com renda bruta de até R$ 2.640.

Nos últimos quatro anos, a população com essa faixa de renda foi excluída do programa. Agora, a ideia é que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas sejam destinadas a esse público. Historicamente, o subsídio oferecido a famílias dessa faixa de renda varia de 85% a 95%.

Outras novidades do Minha Casa, Minha Vida são a ampliação da inclusão da locação social, a possibilidade de aquisição de moradia urbana usada e a inclusão de famílias em situação de rua no programa. Os novos empreendimentos estarão mais próximos a comércio, serviços e equipamentos públicos, e com melhor infraestrutura no entorno. O programa tem como meta contratar, até 2026, dois milhões de moradias.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES