Piauí é 1º estado do NE a assinar o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal

O propósito é conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI)

Piauí é 1º estado do NE a assinar o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta-feira (10), o governador Rafael Fonteles assinou o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal, tornando o Piauí o primeiro estado do Nordeste a se comprometer com o Ministério Público em ações para conscientizar a população sobre a importância do Plano Nacional de Imunização (PNI).

A assinatura aconteceu durante a abertura das reuniões conjuntas do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), do Grupo Nacional de Defesa do Consumidor (GNDC) e do Grupo Nacional de Execução Penal (GNEP), denominadas "Junt@s – construindo o futuro e transformando realidades", que ocorrem no Sesc Cajuína, em Teresina.

Piauí é 1º estado do NE a assinar o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal - Foto: Ascom

O Pacto Nacional pela Consciência Vacinal é uma iniciativa liderada pela Comissão de Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público. O objetivo principal é conscientizar a população sobre a importância da vacinação, que é essencial para a prevenção de doenças e para garantir que o Plano Nacional de Imunização seja efetivo em todo o país. A intenção é alcançar índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o território nacional, a fim de proteger a saúde de todos. 

O governador destacou a importância do Piauí aderir ao pacto. “Essa é uma causa que já defendemos e temos muito orgulho de participar dessa união de esforços. Nossa meta é retomar os índices do Plano Nacional de Imunização e agradecemos a todas as instituições que se somam para colaborar com esse estímulo à população. Vacinem-se!”, conclamou Rafael Fonteles

O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, falou da adesão do Governo do Estado ao pacto. “Somos o primeiro do Nordeste a assinar e isso não se resume a uma assinatura, mas sim um comprometimento para a volta do Brasil aos altos níveis de imunização”, disse o procurador. 

Durante o evento, que ocorreu na quarta-feira (10), a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (Divisa), Tatiana Chaves, representando o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz, assinou o termo de adesão ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. A cerimônia aconteceu na sede do Ministério Público do Piauí. 

Piauí é 1º estado do NE a assinar o Pacto Nacional Pela Consciência Vacinal - Foto: Ascom

“Acelerar os índices de vacinação no estado e conscientizar a população acerca dos benefícios da imunização é uma prioridade da Sesapi. Com certeza, esta é uma iniciativa e mais uma parceria firmada entre Governo do Estado e Ministério Público do Piauí que vai contribuir para as melhorias de saúde de toda a população”, ressaltou Tatiana Chaves.

A iniciativa vai realizar campanhas de comunicação sobre a segurança e eficácia das vacinas, atividades de caráter educacional junto às escolas, além de alertar sobre os riscos do retorno de doenças já erradicadas no país, como varíola e poliomielite, devido à baixa cobertura vacinal.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES