Piauí é o 2º estado que mais aumentou o PIB per capita nos últimos 35 anos

Em ranking nacional, o Piauí alcançou o índice de 46% em proporção de pobreza no ano de 2021.

Piauí é o 2º estado que mais aumentou o PIB per capita nos últimos 35 anos | Show Safra / Visão Agro
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Piauí é o segundo estado brasileiro que mais aumentou o Produto Interno Bruto - PIB por pessoa. O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias (PT), compartilhou as estatísticas que foram divulgadas pelo IPEADATA, órgão que coleta dados econômicos e financeiros do Brasil em séries anuais, mensais e diárias na mesma unidade monetária.

No último dia 20 de março de 2023, o Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), compartilhou em suas redes sociais o percentual de pobreza do estado. Segundo ele, o Piauí está entre os dois únicos estados do país que reduziram a pobreza de 2019 a 2021, durante a pandemia da Covid-19. Isso é o que apontam os dados do Centro de Ciências Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas.

Nos últimos 35 anos, segundo o IPEADATA, o Piauí ganhou destaque como segundo melhor resultado no crescimento do PIB per capita. Segundo Wellington Dias, isso é resultado de planejamento estratégico e dos piauienses, que vêm demonstrando compromisso com o desenvolvimento coletivo em todos os setores.

“Isso é o resultado de um amplo esforço governamental, aliado à política pública, planejamento estratégico e talento dos piauienses, que, de Norte a Sul, vêm demonstrando compromisso com o desenvolvimento coletivo em todos os setores”, destaca o ministro. 

Em ranking nacional, o Piauí alcançou o índice de 46% em proporção de pobreza no ano de 2021. Roraima, Ceará e Acre estão no mesmo percentual de porcentagem do Piauí, de acordo com o Centro de Ciências Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas. 

“É mais um ranking que atesta o Piauí como um dos Estados que tem maior crescimento econômico e que distribui melhor esse crescimento para a sua população”, destaca Rafael Fonteles. 

Os últimos dados apresentados, relativos a 2019, apontam que o Piauí alcançou PIB de R$ 52,78 bilhões, com retração em volume no Produto Interno Bruto de -0,6%, em relação ao observado em 2018. Por mais que tenha tido diminuição, em decorrência das variações negativas de produto nos setores da agropecuária e serviços, o estado conseguiu manter sua performance de crescimento acumulado ao longo do período 2010 a 2019, com crescimento nominal de 21,9%, superior ao do Nordeste (9,7%) e do Brasil (6,8%). 

Recentemente, estudo dos economistas Juliana Trece e Marcel Balassiano, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, sobre o crescimento do PIB nos últimos 35 anos, apontou que o Piauí está entre os 10 estados com maior crescimento do Produto Interno Bruto. Segundo o levantamento, o Piauí ocupa o nono lugar entre os 27 estados brasileiros na taxa média de crescimento anual do PIB entre 1985 a 2019, com o percentual de 3,4%. Ainda de acordo com o estudo da FGV, o Piauí teve o maior crescimento do PIB do Nordeste nesse período.

Apenas em março deste ano, mais de 11 mil famílias piauienses entraram no Bolsa Família. No Piauí, são mais de 625 mil famílias que estão incluídas no programa de transferência de renda. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES