Piauí inicia primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa

Nesta primeira etapa deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias no Piauí, o que corresponde a 1,8 milhão de animais

Piauí inicia primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa | Agência Pará
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (1º), a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), deu início à primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no estado.

A vacinação, que compreende bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, tem como objetivo imunizar cerca de 1,8 milhão de animais até o dia 31 deste mês. A cerimônia de abertura da campanha está marcada para a próxima segunda-feira (8), às 8h, na Fazenda JM, localizada na zona rural de José de Freitas.

O prazo para vacinação do rebanho encerra no dia 31 de maio, e o produtor rural tem do dia 1º de maio a 15 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho, utilizando o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidapi).

O secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, alerta os produtores sobre os prejuízos de não vacinar o rebanho. “Todo produtor precisa prezar pela sanidade do seu rebanho, além de evitar multas caso não vacine seu gado. Sem a vacinação contra febre aftosa, o produtor fica impedido de comercializar e transportar o animal, pois para emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), ele precisa estar com a vacinação em dia. Até mesmo para comprar o milho da Conab ou conseguir financiamento com os bancos para melhorar seus negócios, o produtor não pode perder esse prazo. Por isso, fazemos mais esse alerta, sobre a importância dessa vacinação para mantermos o rebanho piauiense livre de aftosa”, alertou o gestor. 

Vacinação brucelose

O produtor também precisa fazer a vacinação contra a brucelose, que é uma zoonose, que afeta outros mamíferos e bovinos, e pode afetar também o ser humano. “É importante lembrar aos criadores piauienses que, nessa primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa, o criador também deve aproveitar o manejo e realizar a vacinação das bezerras de três a oito meses contra a brucelose”, explicou Idílio Moura, gerente de Defesa Sanitária Animal da Adapi.

A vacinação contra brucelose é destinada exclusivamente às fêmeas de bovinos e bubalinos e consiste em uma dose única, que garante imunização ao animal por toda a sua vida. É importante ressaltar que somente profissionais cadastrados na Sada/Adapi, como médicos veterinários, técnicos ou auxiliares sob a responsabilidade de um médico veterinário, podem realizar a aplicação da vacina.  

(Com informações da Adapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES