Piauí será pioneiro ao implantar tecnologia que interliga todos os órgãos

A utilização da plataforma X-Via proporcionará uma prestação de serviços governamentais mais ágil e eficiente, eliminando a necessidade de deslocamento

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (3), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, visitou a agência digital estoniana e-Estônia Briefing Center para conhecer a plataforma X-Road. Essa plataforma é responsável por conectar todos os órgãos do governo local e permite a troca segura e confiável de informações entre eles. Durante a visita, o governador anunciou que o Piauí será o primeiro estado brasileiro a adotar o sistema, que será denominado X-Via, e servirá como modelo para outros estados.

A utilização da plataforma X-Via proporcionará uma prestação de serviços governamentais mais ágil e eficiente, eliminando a necessidade de deslocamento e apresentação de documentos. Isso acontece porque todas as informações estarão alocadas em um único lugar, o que gera benefícios para a qualidade de vida dos cidadãos.

Piauí será pioneiro ao implantar tecnologia que interliga todos os órgãos - Foto: Ascom

O governador reforçou que o trabalho de implantação do sistema no Piauí tem sido observado de perto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que pretende levá-lo a todos os estados. “A nossa experiência, baseada integralmente no modelo estoniano, servirá de referência para todo o Brasil. O Piauí será o marco inicial para a transformação digital que está por vir no país”, destacou Rafael Fonteles.

O chefe do Executivo piauiense destacou que o sistema X-Via terá uma identidade visual única e biometria. “Queremos universalizar dentro da plataforma todos os serviços públicos, de todas as áreas, como saúde, educação, trânsito e outras. É um sistema que irá gerar crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, que é o nosso grande objetivo”, disse o governador. 

Piauí será pioneiro ao implantar tecnologia que interliga todos os órgãos - Foto: Ascom

Segundo o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), Ellen Gera, o grande mérito da X-Road é integrar todas as informações em um local único. “Normalmente, as bases de dados estão descentralizadas dentro do governo. Cada secretaria tem a sua. Então, o nosso desafio é conectar esses sistemas, o que é bom tanto para os órgãos em si quanto para todos os cidadãos”, pontuou o gestor. 

De acordo com Erika Piirmets, consultora de transformação digital na e-Estônia, a X-Road estoniana foi implantada em 2001 e, desde então, tem sido executada a interligação entre as redes governamentais. Desta forma, o principal benefício tem sido a interoperabilidade, isto é, a troca de informações e o trabalho em conjunto entre organizações e sistemas. “Os estonianos não precisam entregar as mesmas informações para diferentes instituições do governo. Ele fornece esses dados apenas uma vez. Com a X-Road, as instituições conversam entre si e trocam essas informações. O resultado disso são anos de trabalho poupados e maior comodidade aos cidadãos”, finalizou a consultora. 

Piauí será pioneiro ao implantar tecnologia que interliga todos os órgãos - Foto: Ascom

O governador Rafael Fonteles segue na Estônia até quarta-feira (5), para colher experiências e tecnologias no país mais digital do mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES