Piauí terá Dia D de vacinação contra a Influenza e Covid-19; veja data!

Será a 25ª campanha contra a gripe e 1ª campanha contra a Covid com a vacina bivalente

Piauí terá dia D de vacinação contra a Influenza e Covid-19; veja data! | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No próximo sábado, 20 de maio, o Piauí vai realizar o Dia D de vacinação contra Influenza e Covid-19 para os grupos prioritários. Será a 25ª campanha contra a gripe e 1ª campanha contra a Covid com a vacina bivalente

Nas cidades que o Dia D vai acontecer, já que os municípios são livres para aderir à data ou não, podem se vacinar os públicos prioritários formados por idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores e crianças de 6 meses a menores de 5 anos (somente Influenza). As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde. A vacina contra a gripe protege contra três cepas: H1N1, H3N2 e vírus influenza B. 

Em parceria com o município de Nazária, equipes da Coordenação de Imunização da Secretaria Estado da Saúde vão realizar ações para fortalecer os serviços de vacinação naquela cidade. “O estado estará em ação de apoio ao Dia D na cidade Nazária, devido à baixa cobertura no atual momento da campanha, que teve início em 10 de abril e vai até dia 31 de maio de 2023. A equipe será composta de apoiadores em sistema, vacinadores e suporte em geral. Toda ação está sendo desenvolvida com total parceria dos gestores municipais”, disse a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro. 

No Piauí, o público-alvo a ser imunizado contra a Influenza é de 1.188.474 e a cobertura vacinal está em 25,75% de gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores em saúde e professores e 4,11% dos povos indígenas.  “Nosso objetivo é uma cobertura de no mínimo 90% de toda população prioritária”, reforça à coordenadora.  

Bárbara Pinheiro lembra ainda, que a vacinação é uma das medidas de prevenção essenciais contra doenças. “Com a vacina é possível reduzir muito as complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco. Uma dose de vacina é uma vida protegida”, explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES