Polícia Ambiental realizou 783 resgates de animais nos primeiros 5 meses

O batalhão revela dados sobre atendimentos a denúncias de maus-tratos a animais, apreensão de aves silvestres mantidas em cativeiro.

resgate de animais. | Batalhão de Policiamento Ambiental
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos primeiros cinco meses do ano, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAatuou em 783 resgates de animais silvestres em situação de perigo ou que representavam ameaças, abrangendo 57 espécies distintas. Dentre as ocorrências, 562 atendimentos envolveram serpentes. Além disso, o levantamento do Batalhão  revela dados sobre atendimentos a denúncias de maus-tratos a animais, apreensão de aves silvestres mantidas em cativeiro e informações referentes à Operação Silêncio e Paz, que combate perturbações do trabalho e do sossego alheio.

"O BPA é uma instituição que atua no enfrentamento de crimes ambientais, seja contra a fauna, flora ou mananciais, e também na fiscalização de atividades potencialmente poluidoras, como empreendimentos. Realizamos atendimentos diários relacionados a maus-tratos, animais em cativeiro e perturbação do sossego alheio", explica o Major Fredson, subcomandante do BPA.

Leia Mais

Durante esse período, o Batalhão realizou 158 atendimentos a denúncias de maus-tratos a animais, 49 atendimentos relacionados a aves silvestres em cativeiro, 346 atendimentos envolvendo abelhas e 340 atendimentos a denúncias de poluição sonora e perturbação do sossego. Também foram registrados 35 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e a apreensão de 332 aves de 48 espécies diferentes.

"O BPA realiza a captura de animais silvestres tanto por meio de chamados diários quanto por meio de entregas voluntárias. As pessoas têm se conscientizado de que manter animais em cativeiro, seja em gaiolas ou viveiros, é um crime ambiental, e assim, optam por fazer a entrega voluntária. Outras vezes, as apreensões ocorrem durante o patrulhamento ordinário diário, resultando em TCOs, em que os infratores são encaminhados ao juizado por ser um crime de menor potencial ofensivo. As aves apreendidas são de nossa fauna silvestre, não havendo nenhum animal exótico ou invasor. São animais apreendidos ainda em estado selvagem, que são soltos em parques ambientais, como o zoobotânico, áreas de preservação ambiental, como o Parque da Cidade, e outras reservas credenciadas", destaca o Major

A Operação Silêncio e Paz, realizada nos finais de semana pelo Batalhão, tem como objetivo coibir, por meio de policiamento ostensivo preventivo e repressivo, contravenções penais relacionadas à perturbação do trabalho ou sossego alheio. No âmbito dessa operação, foram lavrados 21 Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCOs) e fiscalizadas 323 residências e estabelecimentos comerciais

O número de pessoas abordadas e orientadas foi de 1.618. O BPA, por meio da Operação Silêncio e Paz, participou de 44 ações conjuntas com outras unidades, como o Corpo de Bombeiros, a Secretaria do Meio Ambiente de Teresina, a GCM Ambiental e a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente. "O batalhão tem se destacado nessa operação, que já está em vigor há mais de três anos, em que uma equipe de policiais treinados é designada para lidar com esse tipo de ocorrência a cada final de semana. Trabalhamos em conjunto com esses órgãos e também realizamos ações isoladas", destaca o Major Fredson.

Durante as ocorrências de resgate de animais em áreas residenciais, o Batalhão Ambiental também desempenha um trabalho educativo, orientando a população a não tentar capturar, afugentar ou maltratar os animais, uma vez que isso configura crime. A recomendação é acionar o Batalhão Ambiental pelo número 190 para solicitar o resgate adequado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES