Policial percebe princípio de incêndio em escola e crianças são evacuadas

A caixa de energia, que fica ao lado externo do centro infantil, sofreu um curto-circuito e incendiou, oferecendo risco as crianças.

A ação foi realizada dentro do que o protocolo preconiza, com um trabalho de mediação, controle de massa e orientação junto aos pais, para não gerar uma situação de pânico. | Reprodução/ WhatsApp
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O sargento Clendson, da Polícia Militar do Piauí, que realiza ações educativas através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), participou na manhã desta quarta-feira (31), da aplicação do protocolo de evacuação escolar após perceber um princípio de incêndio no quadro de distribuição de energia elétrica do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Cintia Medeiros Oliveira, no conjunto Manoel Evangelista, Região do Grande Dirceu.

O sargento estava na unidade para as aulas do Proerd, quando percebeu que a caixa de energia, que fica ao lado externo do centro infantil, sofreu um curto-circuito e incendiou, oferecendo risco as crianças. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou a situação. Não houve registro de feridos e os pais foram informados do caso devidamente.

“A partir daí, juntamente com os funcionários da escola, iniciamos a evacuação das pessoas do prédio, colocamos as crianças, acompanhadas de suas professoras e monitoras, em segurança, fora da escola. Em seguida, providenciamos os pedidos de apoio, que veio atravé do 8°, Corpo de Bombeiros, CPCOM, CIPE, Cavalaria e DGO. Com tudo sob controle, e sem riscos, os pais e/ou responsáveis puderam buscar as crianças. Não houve feridos, e tudo ficou sob controle”, disse o sargento. 

Todo o corpo escolar foi evacuado da unidade para o trabalho do Corpo de Bombeiros (Foto: Reprodução)

Para o capitão Carmos, comandante do Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE), a ação integrada desenvolvida foi realizada dentro do que o protocolo preconiza, com um trabalho de mediação, controle de massa e orientação junto aos pais, para não gerar uma situação de pânico. 

“Foi feito um trabalho de evacuação da forma como o protocolo preconiza, com um trabalho de mediação, com um trabalho de controle de massa, onde todas as crianças foram conduzidas da forma correta para a via pública. Os agentes e toda comunidade ali foram orientados a levarem as crianças para fora. Os pais foram informados sem qualquer pânico, os pais foram buscar. Um trabalho digno de louvor. O trabalho da Polícia Militar junto a comunidade é essencial. Se não tivéssemos esse 'proderdiano' dentro da escola para fazer todo esse trabalho de mobilização da equipe escolar, orientando como deveria ser feita a evacuação das crianças, orientando a família sem causar pânico e como seriam feitas as providências para a contenção de um incêndio, brilhante. Excelente o trabalho deles", descreveu. 

Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência e controlou a situação (Foto: Reprodução)

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) informou que suspendeu as aulas desta quarta para que Equatorial Piauí possa realizar os serviços de substituição do medidor. Na quinta-feira (1/6), as atividades retornam à sua normalidade.  “Acionamos o Corpo de Bombeiros, através de uma ligação para o número de emergência 193, que prontamente no atendeu. Foi uma ação rápida que conteve o princípio de incêndio na unidade. Tivemos toda a assistência necessária e com o apoio da Polícia Militar”, ressalta a diretora do Cmei Cintia Medeiros, professora Mayara Camila Rocha.

Veja a nota na íntegra: 

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que todos os procedimentos de segurança foram adotados na manhã desta quarta-feira (31), diante do princípio de incêndio ocorrido no Centro Municipal de Ensino Infantil (Cmei) Cintia Medeiros, localizado na zona sudeste de Teresina. 

Por conta do ocorrido, a Semec, através da direção do centro, teve que suspender as aulas desta quarta-feira, para que a distribuidora Equatorial possa realizar os serviços de substituição do medidor. Na quinta-feira (1/6), as aulas retornam à sua normalidade.

O princípio de incêndio foi registrado na caixa de energia que fica ao lado externo do centro infantil. No momento do ocorrido, o sargento Clendson, que desenvolve ações educativas no Cmei, através do Proerd, estava chegando ao centro e de imediato retirou as crianças e servidores. “Acionamos o Corpo de Bombeiros, através de uma ligação para o número de emergência 193, que prontamente no atendeu. Foi uma ação rápida que conteve o princípio de incêndio na unidade. Tivemos toda a assistência necessária e com o apoio da Policia Militar”, ressalta a diretora do Cmei Cintia Medeiros, professora Mayara Camila Rocha.

Os pais dos alunos foram chamados para levar seus filhos para casa. Uma equipe de manutenção da Semec realizou a vistoria da unidade e acompanhou os serviços do Corpo de Bombeiros e Equatorial, que também analisou a fiação elétrica da unidade. 

 “O fogo atingiu apenas o medidor de energia. Nós realizamos uma vistoria no interior do colégio e verificamos que nada foi danificado”, disse o gerente de Manutenção da Semec, José Brito.

Caso aconteceu na manhã desta quarta (Foto: Reprodução)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES