Posto de Comando da Praça da Bandeira realiza práticas de integração

A atividade desempenha um papel fundamental na sensação de segurança e promoção da confiança entre a polícia e os cidadãos.

Posto de Comando da Praça da Bandeira realiza ações de integração | Reprodução/WhatsApp
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Posto de Comando da Praça da Bandeira, instalado na última semana no Centro de Teresina, ganhou o apoio e reforço das unidades que compõem o Comando de Policiamento Comunitário (CPCOM), como forma de aproximar a população que por ali circula da Polícia Militar. A atividade desempenha um papel fundamental na sensação de segurança e promoção da confiança entre a polícia e os cidadãos.

Posto de Comando da Praça da Bandeira realiza práticas de integração./Divulgação

Com ações de orientação junto aos cidadãos, a atividade desempenha um papel fundamental na sensação de segurança e promoção da confiança entre a polícia e os cidadãos. Equipes da Patrulha Maria da Penha, Pelotão-mirim, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) estiveram na praça junto aos policiais que fazem o trabalho operacional da base da polícia. 

“Hoje, o 1° Batalhão, através do Posto de Comando, está recebendo o apoio da Rone e do CPCOM, para juntos darmos segurança à população que vem ao centro da cidade”, pontua o major Wilton, comandante do 1° Batalhão, responsável pela região. 

A presença do policiamento comunitário na Praça da Bandeira começou nesta quinta-feira (01), quando os policiais iniciaram a entrega de panfletos informativos e conversaram com as pessoas. A prática, além estreitar os laços entre as pessoas com a polícia, incentiva a participação junto às forças de segurança, relatando atividades suspeitas, a compartilhar informações relevantes e garantir o envolvimento em programas de prevenção a crimes, como no caso da Patrulha Maria da Penha. 

Posto de Comando da Praça da Bandeira realiza práticas de integração./Divulgação

“Estamos mostrando nosso trabalho, orientando as pessoas e tendo esse contato direto com a população, a fim de que as pessoas fiquem informadas desse trabalho e da importância dele para os cidadãos e pessoas da comunidade, principalmente em relação a Patrulha Maria da Penha, que hoje as mulheres são vítimas de violência. Esclarecendo a importância da mulher sair do ciclo de violência e ter sua vida preservada", destaca a coronel Elza Rodrigues, comandante do CPCOM. 

A proposta é uma filosofia do próprio Comando-Geral da Polícia Militar do Piauí, com a união do comunitário ao operacional, visando à construção de uma sociedade mais segura. “O CPCOM está aqui com suas unidades, Proerd, Patrulha Maria da Penha, Pelotão Mirim, além das Companhias de Policiamento Escolar e ciclopatrulhamento, mostrando que a Polícia Militar está engajada com a comunidade. Policiamento Comunitário e Policiamento Operacional”, completa o major Gesiel, coordenador adjunto do Proerd. 

Posto de Comando

Posto de Comando da Praça da Bandeira realiza práticas de integração./Divulgação

O Posto de Comando da praça da Bandeira, integrado com policiais militares e guardas civis municipais, visa aumentar as abordagens e rondas na região, reprimindo a criminalidade. Sua instalação, no dia 25 de maio, se deu mediante a Operação Interditados III, que apreendeu diversos celulares, entorpecentes e placas de motos sendo revendidas no local. 

Após a instalação e trabalhos do posto de comando montado, a Praça da Bandeira contará futuramente com uma base permanente, da Guarda Civil Municipal, através da Prefeitura de Teresina. O ponto também passará por uma revitalização, visando requalificar o espaço público e devolvê-lo para a comunidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES