Povos indígenas do Piauí farão marcha a Brasília em movimento nacional

O acampamento deste ano tem como tema a “Demarcação de Terras, Futuro e Democracia “.

Povos indígenas do Piauí farão marcha a Brasília | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes de povos indígenas do Piauí marcharão ao 19° Acampamento Terra Livre, em Brasília-DF, entre os dias 24 e 28 de abril. Cerca de 48 Indígenas de  cinco etnias do Piauí (Gueguês do Sangue, Akroá Gamella, Tabajara, Kariri) e os refugiados indígenas venezuelanos Waraos, residentes em abrigos estaduais pelo Governo do Estado no Piauí, se dirigirão à capital federal. O acampamento deste ano tem como tema a “Demarcação de Terras, Futuro e Democracia “.

Segundo a Diretoria dos Povos Originários da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial e Povos Originários da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos- Sasc, o evento será inédito, com uma gestão nacional comanda por uma líder indígena. “Pela primeira vez teremos um olhar direto sobre as reivindicações indígenas com o Ministério dos Povos Indígenas, que conhece a realidade do nosso povo”, declara o diretor cacique Henrique, da Sasc e que faz parte da comunidade Tabajara, do Município de Lagoa de São Francisco.

Na ocasião, será entregue um documento unificado sobre a realidade indígena com proposições de políticas públicas. “Estamos com expectativas positivas de que haja avanços na demarcação territorial pela Funai”, afirma a coordenadora dos povos Originários da Sasc, cacica Delzenir Pereira, da comunidade Gueguês do Sangue, de Uruçuí.

Uma das principais demandas é a demarcação territorial. Os estados do Piauí e Rio Grande do Norte foram os últimos estados nordestinos a terem territórios indígenas demarcados.

O Piauí tem apenas  três territórios demarcados em âmbito estadual pelo Instituto de Terras do Piauí- Interpi, mas nenhum pela Fundação dos Povos Indígenas (Funai). Os demarcados pelo Interpi são Território Serra Grande dos Cariri, em Queimada Nova; Território Tabajara de Piripiri e Território de Nazaré Tabajara Tapuio, de Lagoa de São Francisco.

Ainda na programação do evento estão previstas marchas e atos em frente ao Congresso Nacional, no Enfrentamento  de Projetos de Leis Anti-Indígenas, Plenárias sobre Campanhas Indígenas, sobre Mulheres Indígenas, Saúde e Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas; Lançamento de livro sobre os 30 anos de APOINME; Relatórios de Impactos de Produção de Commodities Agrícolas; Plenárias sobre Tecnologia e Comunicação na Descolonização, Denúncia e Luta; Povos Indígenas em Isolamento Voluntário; Marco Temporal e Retrocesso nos Direitos Indígenas; Marcha sobre a Defesa da Democracia e Plenária sobre a Juventude na Luta pelo Fortalecimento Identitário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES