PRF e ICMBio combatem caça ilegal e tráfico de animais no Piauí e Ceará

Durante os cinco dias de operação foram resgatadas 80 aves silvestres, que estavam sendo mantidas em cativeiro ilegalmente

PRF e ICMBio combatem caça ilegal e tráfico de animais no Piauí e Ceará | Divulgação/PRF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Operação Outono 2023, realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) , em conjunto com o Parque Nacional de Sete Cidades e a Área de Proteção Ambiental Serra da Ibiapaba, realizou a Operação Outono 2023

O principal objetivo dessa operação foi combater a caça ilegal e o tráfico de animais nos estados do Ceará e do Piauí. A ação ocorreu entre os dias 8 e 12 de maio e contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que auxiliou nas atividades de fiscalização e no combate aos crimes ambientais. Os municípios abrangidos pela operação foram Piracuruca, Brasileira, Piripiri e Pedro II, no Piauí, e Viçosa do Ceará e Granja, no Ceará. 

A PRF, que tem entre suas atribuições a fiscalização das rodovias federais e a proteção do meio ambiente, desempenhou um papel fundamental na Operação Outono 2023, realizando rondas ostensivas em pontos estratégicos, onde foram identificados casos de caça e tráfico de animais silvestres.

Graças à atuação conjunta do ICMBio e da PRF, durante os cinco dias de operação foram resgatadas 80 aves silvestres, que estavam sendo mantidas em cativeiro ilegalmente. Pelo menos 5 pessoas foram autuadas por manter as aves em cativeiro, sem qualquer permissão, licença ou autorização do órgão ambiental competente para tal, e se comprometeram a comparecer em audiência judicial para responder pelos delitos.

PRF e ICMBio combatem caça ilegal e tráfico de animais no Piauí e Ceará - Foto: Divulgação/PRF

A Operação Outono 2023 é um importante passo para a preservação do meio ambiente na região da Serra da Ibiapaba, que abriga uma rica biodiversidade e é uma das principais áreas de preservação ambiental do país. A colaboração entre o ICMBio e a PRF demonstra a importância da união de esforços entre as instituições para combater a caça ilegal e o tráfico de animais silvestres, que representam uma grande ameaça à fauna e flora brasileiras. A PRF reforça seu compromisso com a proteção do meio ambiente e seguirá colaborando com as operações de fiscalização e combate aos crimes ambientais em todo o país.

(Com informações da PRF-PI)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES