PRF recupera veículo roubado há mais de dois anos em Teresina

O veículo havia registro de ocorrência no de 2021.

A Polícia Federal recuperou veículo roubado. | Polícia Federal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta segunda-feira (29), durante fiscalizações na BR 316, em Teresina, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um veículo com registro de roubo e sinais de adulteração. O condutor, um homem de 29 anos que não teve seu nome divulgado, foi preso em flagrante pelo crime de receptação. Na ocasião, a equipe avistou um veículo Chevrolet/ Onis, que estava circulando com a lanterna, para-choque e para-brisa danificados.

Ao ser abordado, o condutor informou aos policiais que o veículo era alugado pelo valor semanal de R$450,00 e estava sob sua posse há 5 meses. Solicitado, ele também apresentou, por meio de uma foto de celular impressa, a documentação do automóvel. Após uma profunda análise nos elementos identificadores, constatou-se que o veículo estava com seus elementos de identificação adulterados

Segundo informações da PRF, os agentes também identificaram o veículo original, que possuía registro de roubo em Teresina, no ano de 2021. Diante dos expostos, o homem e o veículo foram encaminhados à Central de Flagrantes para a adoção dos procedimentos legais cabíveis. A ocorrência foi enquadrada, a princípio, como receptação de veículo.

Adulteração e receptação de veículos roubados: A legislação é clara quanto a esses crimes. A adulteração de veículos é tipificada como crime no Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de três a seis anos, além de multa, para quem alterar característica de veículo automotor com o objetivo de obter vantagem ilícita. Já a receptação de veículos roubados é prevista, estabelecendo pena de reclusão de um a quatro anos, e multa, para quem adquirir, receber, ocultar, transportar, desmontar ou comercializar veículo proveniente de crime.

Leia Mais

Para combater esses crimes, as autoridades policiais têm intensificado as operações de fiscalização, especialmente em desmanches ilegais e locais suspeitos de receptação. Além disso, são realizadas parcerias entre a polícia, órgãos de trânsito e entidades do setor automobilístico para aprimorar o controle e a identificação de veículos roubados e adulterados.

É fundamental que a população esteja atenta e tome precauções ao adquirir um veículo usado, verificando sua procedência, consultando os sistemas de informações disponíveis e exigindo a documentação completa e regularizada. Denúncias sobre a adulteração e receptação de veículos devem ser feitas às autoridades competentes, contribuindo assim para o combate a essas práticas criminosas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES