Procuradora do Piauí assume presidência do Conselho Deliberativo da Anape

Procuradora do Estado há 32 anos, tendo ingressado em 1991, Lourdes já passou por diversos setores dentro da instituição

Lourdes Terto | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Anape, que é Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e dos Distrito Federal, completou 40 anos de existência, agora em janeiro de 2023. A entidade foi criada para dar força ao papel institucional dos procuradores na consolidação e no fortalecimento da carreira. E a história de lutas e conquistas desse colegiado máximo da categoria se confunde com a trajetória da advogada Lourdes Terto, na Procuradoria-Geral do Estado do Piauí.

Procuradora do Estado há 32 anos, tendo ingressado em 1991, Lourdes já passou por diversos setores dentro da instituição, tendo atuado nas áreas da judicial e consultoria e, atualmente, no setor de direito disciplinar há 25 anos, com lotação na Procuradoria Especializada de Fiscalização e Controle dos Atos Administrativos. Mas, agora, ela assume seu maior desafio na vida funcional. Ela é a nova presidente do Conselho Deliberativo da Anape. 

“Após presidir a nossa associação estadual, por oito anos, tive a oportunidade de trabalhar diretamente na Anape onde primeiro fui diretora social, vice-presidente do Conselho Deliberativo e, diante do trabalho desenvolvido, veio em reconhecimento o honroso convite para assumir tão importante cargo, e o faço em nome de todos os meus colegas da PGE/PI, que legitimaram minha participação com mais de 80% dos votos na recente eleição”, falou Lourdes. 

Esta é a primeira vez em que um Procurador do Estado do Piauí assume cargo de tamanha relevância junto a Associação Nacional, que tem como finalidade principal representar e defender, de forma exclusiva, os interesses relacionados com o exercício funcional dos seus associados, ativos e inativos, bem como agir no sentido de consolidar a Advocacia de Estado como instituição essencial à Justiça. 

“Isso mostra não apenas o reconhecimento do trabalho desempenhado pela procuradora Lourdes Terto em níveis local e nacional, mas, também, o fortalecimento da PGE/PI, já que para cargos deste nível, quase sempre eram escolhidos representantes de estados com mais força política e econômica. Por isso, é uma vitória dupla para os procuradores piauienses a eleição da colega Lourdes”, pontuou Pierot Júnior, Procurador Geral do Estado do Piauí.    

A nova diretoria da Anape toma posse neste mês de junho, tendo à frente Vicente Martins Braga, para o triênio 2023-2026. Procurador do Estado do Ceará desde 2008, Vicente é graduado e mestre em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e doutor em Processo Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e vai para seu segundo mandato na Associação Nacional. No Piauí, o procurador Evaldo Pádua também foi reeleito para a presidência da APPE.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES