Programas ajudam instituições beneficentes a economizar energia

A instituição também realiza conscientização juntos aos doadores.

Equipe Equatorial faz a coleta dos materiais | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O uso eficiente de recursos naturais e o cuidado com os resíduos sólidos, que promove a diminuição da emissão de gases poluentes, integram as metas dos compromissos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial ao ODS 13. Tendo a sustentabilidade como um dos pilares de atuação, o Grupo Equatorial volta suas ações para esse foco e atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

“Atendendo ao ODS 13, temos o projeto E+ Reciclagem, que integra o Programa de Eficiência Energética da Aneel, onde trabalhamos por uma visão mais sustentável, incentivando aos clientes trocarem resíduos recicláveis, diminuindo a emissão de dióxido de carbono, pois garante o tratamento correto para os resíduos, ajuda a combater a mudança climática e ainda gera descontos na fatura de energia”, afirmou Dayane Pereira, Líder do Programa de Eficiência Energética da Equatorial.

Grupo Equatorial atende aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Foto: Divulgação)

Ao levar os resíduos (papel, metal, plástico, tetra pack, óleo e PVC) para os postos existentes em Teresina, o cliente tem seu material reciclável pesado e precificado, e, a partir disso, é possível garantir desconto na própria conta de energia ou destinar os créditos para instituições beneficentes. Com o recebimento de resíduos pelo Programa E+ Reciclagem desde 2020, 11 instituições já foram beneficiadas por meio das doações realizadas pelos clientes.

Leia Mais

“Desde que conhecemos o projeto E+ Reciclagem, começamos a ficar mais atentos a questão da reciclagem, passamos também para nossos assistidos e para os nossos doadores sobre a importância, não só da reciclagem, que por si só já tem importância para o meio ambiente, mas que com isso eles podem contribuir com as instituições também. Como eles já são doadores da casa, eles podem apoiar cedendo créditos para nossa instituição. A nossa instituição sobrevive só de doações da sociedade civil. O que a gente recolhe, a gente leva para o posto do E+ Reciclagem. O desconto gerado, investimos em outros aspectos importantes para a instituição, como alimentação para os assistidos. É uma grande ajuda”, conta Denise Figueredo, assistente social da Casa Esperança e Vida.

A instituição também realiza conscientização juntos aos doadores. “Estamos sempre pedindo para os doadores e parceiros, que caso eles tenham resíduos que possam ser reciclados, para que possamos levar para o E+ Reciclagem. Desde que conhecemos, tentamos fazer esse trabalho de conscientização também”, ressalta a assistente social.

Em quase dois anos desde a implantação, o programa recebeu mais de 2.000 toneladas de resíduos, evitando que 5.462 toneladas de dióxido de carbono (CO²) fossem emitidos na atmosfera. “Para a troca, é necessário levar a fatura de energia e os resíduos limpos e separados. É uma economia e um bem para o meio-ambiente e pode ser para uma instituição beneficente, conforme destinação dos créditos”, ressalta Dayane Pereira.

Outro projeto do Grupo Equatorial que beneficia as instituições é o E+ Energia do Bem, que desenvolve e implementa soluções em equipamentos e tecnologia para melhor a eficiência energética das instituições social, englobando também soluções com geração distribuída de energia solar.

“O projeto chegou na nossa instituição com o objetivo de nos ajudar a diminuir a nossa conta de energia através da implantação do sistema solar. E veio em um momento muito oportuno, de dificuldade por conta da pandemia. A ajuda nos favoreceu a usar esse valor em outras despesas da casa, como material de limpeza e alimentos. Hoje os idosos podem ter acesso aos aparelhos de ar-condicionado, a lavadeira pode utilizar todas as máquinas, nossos computadores são usados de forma mais intensa. Tudo por conta do projeto E+ Energia do Bem”, afirmou Liliane Costa, coordenadora do Abrigo São Lucas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES