Rafael Fonteles anuncia cursos técnicos e profissionais através de programa

''Conectar a educação ao mercado faz toda a diferença no futuro dos nossos jovens'', afirmou o governador

Rafael Fonteles e os secretários Marcelo Noleto e Washington Bandeira | Régis Falcão
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles (PT) anunciou na manhã desta quinta-feira (18) a implantação de novos cursos técnicos e tecnológicos através do programa Piauí Tec, que envolve a Secretaria Estadual de Educação com cinco novos cursos, a Universidade Aberta do Piauí (UAPI) com dois novos cursos superiores e também a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com abertura de 4 cursos superiores. Serão mais de 13 mil alunos beneficiados e investimento superior a R$ 30 milhões. 

Governador Rafael Fonteles Foto: Régis Falcão 

“Alinhar a educação ao mercado faz toda a diferença. Por isso, estamos oferecendo novos cursos técnicos e tecnológicos da Secretaria de Educação, Uespi e Uapi, por meio do Programa de Fortalecimento da Educação Profissional Técnica e Tecnológica (Seduc TEC)”, afirmou o governador.

Governo do Estado anunca implantação de novos cursos técnicos Foto:  Régis Falcão 

Segundo ele, os cursos técnicos são conectados com as profissões do futuro. São eles: energias renováveis; sistemas para internet; programação de jogos; ciências de dados e big data; turismo; marketing digital e inteligência artificial

Fonteles também anunciou o  Fórum de Estudos e Pesquisas em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica, que reúne diversas instituições e órgãos do Governo com a finalidade de promover debates, estudos e pesquisas sobre a oferta dos cursos nessas áreas.

Foto:  Régis Falcão 

Definição de cursos

Durante a cerimônia, o secretário de Educação, Washington Bandeira, enfatizou a relevância dos cursos e sua conexão com o mercado de trabalho. Ele ressaltou as parcerias estabelecidas com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), a Uespi e a Fapepi. Além disso, destacou o papel do fórum na identificação e mapeamento de todos os cursos técnicos, estabelecendo uma conexão com as vocações produtivas do estado.

“O objetivo é expandir  os cursos técnicos e tecnológicos, especialmente no ensino médio de Tempo Integral para que possamos preparar esses jovens para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, vamos fortalecer a aprendizagem e a proficiência das disciplinas básicas, como Português, Matemática e outras”, afirmou  Bandeira.

Pelo Seduc Tec, o investimento é de R$ 4,6 milhões e atenderá 10 mil estudantes em 153 unidades de ensino. Além do curso de Desenvolvimento de Sistemas, iniciado em maio, a Seduc também vai oferecer os cursos de marketing digital, programador de jogos, turismo com ênfase no empreendedorismo e energias renováveis com ênfase em energia eólica.

Encontro com prefeitos

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (18), de ampla reunião com 152 prefeitos piauienses para tratar do regime de colaboração entre Estado e municípios em diversas áreas, como Saúde, Educação, Segurança e Saneamento Básico. O encontro foi realizado na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

“A ideia com essa reunião é fazer pactuações em diversas áreas com os municípios, sobretudo na saúde, transporte escolar, esgotamento sanitário e na universalização das águas potáveis, além de tornar o nosso Estado cada vez mais digital para que todos tenham mais facilidade para acessar os serviços oferecidos pelo Governo do Piauí. Outro ponto que vamos reforçar é em relação à segurança pública, com o aumento de efetivo policial em todas as cidades”, ressaltou Rafael Fonteles. Ele ainda destacou que essas parcerias são necessárias para que as políticas públicas sejam efetivamente implantadas nos municípios para melhorar a vida dos piauienses.

Dentre as ações anunciadas pelo governador, destaca-se a ampliação do efetivo de segurança nos municípios. Em 2023, a meta é aumentar o número de profissionais em 1.650, com 1.100 nomeações e convocação de 500 para o curso de formação em julho. O governador Rafael Fonteles enfatizou o objetivo de alcançar um total de quatro mil novos policiais até o fim de seu mandato.

Além disso, durante a reunião, foi discutida a transformação do Estado em uma sociedade cada vez mais digital, com a oferta de serviços online. Está em andamento a implementação de uma plataforma única que integrará diversos dados e serviços, possibilitando que os cidadãos tenham acesso a todos os serviços por meio do site gov.pi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES