Rafael Fonteles assina decreto que institucionaliza o Pacto pela Educação

Durante a ocasião, o governador Rafael Fonteles informou que vai dialogar com os prefeitos piauienses para que todos os municípios consigam atingir as metas do programa

Rafael Fonteles assina decreto que institucionaliza o Pacto pela Educação | Ravena Lages
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), assinou nesta segunda-feira (29) o decreto que institucionaliza o "Pacto pela Educação", um incentivo para o fortalecimento do Regime de Colaboração entre o estado e os municípios. O evento de lançamento aconteceu no Salão Poty, do Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina, e contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, prefeitos e dirigentes municipais de Educação do Piauí.

Durante a ocasião, o governador Rafael Fonteles informou que vai dialogar com os prefeitos piauienses para que todos os municípios consigam atingir as metas do pacto em conjunto com os objetivos do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (Ppaic). "O programa de Alfabetização na Idade Certa é uma das iniciativas-chave do pacto. O objetivo é que todas as crianças no estado do Piauí, ao completarem o 2º ano do Ensino Fundamental, por volta dos 7 anos de idade, estejam plenamente alfabetizadas em leitura, escrita e letramento matemático. Uma base sólida na educação fundamental é importante para o sucesso dos estudantes ao longo de sua trajetória educacional, e isso vai nos dar bons resultados no Pacto pela Educação", falou.

Rafael Fonteles assina decreto que institucionaliza o Pacto pela Educação (Foto: Ravena Lages)

Washington Bandeira Santos Filho ressaltou que o "Pacto pela Educação" é um dos principais cumprimentos de metas do Plano de Governo. De acordo com ele, o sistema estadual de educação agora apresenta um reforço em três frentes de atuação: a ampliação da alfabetização na idade certa, o fortalecimento do programa de transporte escolar e a ampliação dos investimentos municipais no Programa de Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Proed). "Estamos construindo e formalizando hoje a ampliação do nosso PPAIC para crianças de 0 a 3 anos, incorporando mais investimentos, com formação de professores, material didático e outras ações. Nosso intuito é dar aos alunos mais oportunidades e mais meios aos professores para que eles possam administrar uma educação de qualidade e individual para cada aluno", destacou.

Paulo Henrique Pinheiro, Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), salientou outra meta do governador Fonteles, a de universalizar o Tempo Integral com formação profissional e técnica. "O Pacto pela Educação vai funcionar basicamente com estado e município adotando premissas básicas no que diz respeito ao transporte escolar, merenda escolar e à oferta de educação contextualizada com a realidade do local. Para isso, esse pacto vai abrir portas para dar mais diálogo entre estados e municípios e fornecer mais ações para universalizar o ensino integral", falou.

Paulo Henrique Pinheiro, Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA) (Foto: Ravena Lages) 

Durante o evento, ocorreu a entrega do Prêmio Alfa-10 para as 12 escolas públicas estaduais e municipais do território piauiense que obtiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), como forma de incentivo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (Ppaic). Uma das instituições contempladas foi a Escola Municipal Gabriel Lima, situada no município de Castelo do Piauí. Em Castelo do Piauí, há 3.500 alunos matriculados nas escolas do município e cerca de mil alunos nas escolas estaduais.

Leia Mais

O prefeito da cidade, José Magno Soares (PT), ressaltou a importância de garantir que as crianças sejam alfabetizadas na idade apropriada, pois isso tem um impacto significativo em seu progresso educacional. Ele acredita que uma educação de qualidade abre portas para maiores oportunidades na vida dos estudantes.

José Magno, prefeito de Castelo do Piauí (Foto: Ravena Lages)

"A premiação da Escola Gabriel Lima por ter um bom desempenho e alcançar as metas de Alfabetização na Idade Certa mostra a parceria entre o Governo do Estado e o município de Castelo do Piauí em premiar escolas e incentivar profissionais. Sabemos que uma criança alfabetizada na idade certa terá um desempenho melhor durante todo o seu aprendizado e não terá problemas em sua grade curricular escolar. Vamos continuar com esse projeto, pois ao formar cidadãos dessa maneira, eles terão maiores oportunidades na vida", disse o prefeito de Castelo do Piauí, José Magno Soares (PT).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES