Rafael Fonteles conhece tecnologias inovadoras para segurança na Estônia

O governador e a comitiva do Piauí visitaram o Ministério do Interior da Estônia, que cuida da segurança pública e do registro dos cidadãos no país

Rafael Fonteles conhece tecnologias inovadoras para segurança na Estônia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (4), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, se encontrou com representantes do Ministério do Interior da Estônia. O país é referência em tecnologias inovadoras para proteção dos cidadãos, incluindo segurança pública e registro de cidadãos. Durante a reunião, o governador teve a oportunidade de conhecer a tecnologia utilizada na Estônia, que facilita o acesso aos serviços públicos e auxilia na segurança do país. 

Rafael lembrou que o Piauí implementa ações que utilizam a tecnologia como ferramenta para identificação dos cidadãos por meio digital, via biometria. “Estamos avançando nesse mesmo caminho no Piauí. Já iniciamos o processo de implantação da identidade digital, um modelo semelhante ao que conhecemos durante reunião que tivemos, hoje, no Ministério do Interior da Estônia. Estamos trabalhando para incorporar as melhores práticas deste país, unificar dados para permitir a integração dos órgãos e o acesso rápido e seguro aos serviços públicos”, ressalta Rafael Fonteles. 

Rafael Fonteles conhece tecnologias inovadoras para segurança na Estônia - Foto: Ascom

Durante a reunião com representantes do Ministério do Interior da Estônia, o governador Rafael Fonteles ressaltou os impressionantes resultados obtidos no país graças à sua sistemática digital. Isso reforçou a importância da diretriz de implementar um registro único dos cidadãos do Piauí com biometria, que permitiria integrar toda a base de dados da população e garantir a segurança dos dados.

Rafael afirmou que a tecnologia utilizada na Estônia será aplicada no Piauí para integrar todos os órgãos do governo, incluindo segurança pública, saúde, educação e assistência social. Essa integração possibilitará a prestação de serviços públicos de melhor qualidade e com maior segurança para a sociedade.

O Ministério do Interior da Estônia é responsável por garantir a ordem pública e a segurança interna; guardar e proteger a fronteira do estado e assegurar o regime fronteiriço. Cabe ainda ao órgão a coordenação de questões de cidadania e migração, bem como assuntos relacionados a estatísticas populacionais e vitais. 

Rafael Fonteles conhece tecnologias inovadoras para segurança na Estônia - Foto: Ascom

A pasta também apoia o desenvolvimento da sociedade civil, bem como do voluntariado e associações religiosas. Os temas abordados no encontro com o governador Rafael Fonteles e demais integrantes da comitiva piauiense na Estônia foram: Visão geral do Ministério do Interior, X-Road (X-Via); Registro de população, gestão de dados; identidade digital única e serviços públicos online.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES