Rafael Fonteles discute os rumos da geração de energia limpa no Piauí

Na pauta, entendimentos sobre linhas de transmissão, geração de energia limpa, além de leilões de usinas termelétricas e hidrelétricas no Piauí

Rafael Fonteles discute os rumos da geração de energia limpa no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cumprindo agenda em Brasília, o governador Rafael Fonteles esteve reunido na tarde desta quarta-feira (03) com o ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira e parlamentares da bancada piauiense. Na pauta, entendimentos sobre linhas de transmissão, geração de energia limpa, além de leilões de usinas termelétricas e hidrelétricas no Piauí.

O Piauí foi o estado com o maior crescimento na geração de energia eólica no país no ano de 2022, com índice de 24,85%. O desempenho foi quase o dobro da média no país, que alcançou 12,6%. O governador Rafael Fonteles quer aproveitar ainda mais a vocação natural que o estado tem para a atividade e vem empreendendo esforços para impulsionar ainda mais a produção e distribuição de energia renovável. “ O Piauí tem as melhores condições naturais de toda a América do Sul para essa produção. Não à toa tem os maiores números de gigawatts contratados ou em projeto de implantação no Brasil”, pontuou.

Rafael Fonteles discute os rumos da geração de energia limpa no Piauí - Foto: Ascom

No território piauiense estão os maiores parques  de energia eólica e solar da América Latina, localizados nos municípios de Lagoa do Barro do Piauí, Queimada Nova e Dom Inocêncio. O complexo Lagoa dos Ventos possui 230 turbinas eólicas em atividade.

No encontro com o ministro foi discutida ainda a retomada dos leilões das termelétricas e hidrelétricas, bem como o início do novo mercado de geração de energia eólica nas águas marítimas do Piauí. O governador Rafael ressaltou a posição de destaque do Piauí em ambos os temas. ”Tratamos dos leilões das termelétricas e hidrelétricas do estado do Piauí, com viabilidade através da nova legislação aprovada no congresso nacional. E também tratamos desse novo mercado de energia eólica offshore, como está sendo planejado no Ministério de Minas e Energias. Em todas essas pautas o Piauí está muito bem posicionado para aproveitar essa janela de oportunidades de energia limpa. É o que o mundo deseja e o Piauí tem vocação natural, inclusive para o passo seguinte que é o hidrogênio verde”, finalizou o governador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES